Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/06/2010

82º Enic – Setor discute desafio de construir cidades sustentáveis

O que é fazer habitação de forma inteligente neste país e qual o modelo de construção que se quer para uma cidade sustentável? Os questionamentos foram lançados aos empresários do setor da construção, durante o 82º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), pelo consultor e professor da Universidade Mackenzie, Carlos Leite. O professor foi palestrante da reunião da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) na tarde desta sexta-feira.

O desafio de construir cidades sustentáveis é uma problemática que merece atenção especial em razão da alta concentração de pessoas em megacidades (definição da Organização das Nações Unidas). No ano de 1900, apenas 10% da população habitava centros urbanos. Atualmente esse dado corresponde a 50%. "A estimativa é de que em poucos anos, as megacidades concentrem 80% da população do mundo", informou o consultor.

Segundo Carlos Leite, é possível a reinvenção das cidades com o engajamento do setor coorporativo assessorando o setor público. Como exemplo, citou Bogotá, na Colômbia, como o exemplo mais próximo e bem sucedido de reinvenção de cidade. Na concepção do especialista, as cidades consideradas sustentáveis seguem o modelo de cidades compactas, verdes e que utilizam o compartilhamento de bicicletas com ciclovias planejadas.

Para o presidente da CII, João Crestana, essa é a hora de fazer um país com qualidade de vida urbana. "A discussão é importante e pretende despertar novos visionários da atividade imobiliária e urbanística para o planejamento sustentável das nossas cidades", declarou.

Autor: Alexandra Alves

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDICIG
Sinduscon-AM
Sinduscon-MA
Sinduscon-AC
Sinduscon-SE
Sinduscon-AL
Ademi – MA
Abrainc
Sinduscon-CE
FENAPC
Sinduscon-MT
AELO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea