Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/06/2010

82º Enic – Comissão de Meio Ambiente apresenta programa de sustentabilidade

O Programa de Construção Sustentável da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) foi apresentado durante o segundo dia do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), realizado desde quarta-feira em Maceió. O tema foi o primeiro a ser tratado durante a reunião da Comissão de Meio Ambiente (CMA).

O presidente da comissão, José Antônio Simon, e a coordenadora técnica do programa, Lílian Sarrouf, apresentaram a composição do Conselho Estratégico e do Conselho Gestor, que possuem como função a elaboração de plano de ações voltadas para o meio ambiente.

De acordo com Lílian Sarrouf, o projeto surgiu a partir de estratégias adotadas no Reino Unido e do levantamento das ações desenvolvidas pela cadeia da construção, pela esfera governamental e por organizações não governamentais. “O projeto tem como objetivo envolver os stakeholders e players do setor da construção, como construtores, incorporadores e universidades. É importante desenvolver ações produtivas que envolvam governo, sociedade, clientes e ONG’s."

Sarrouf apresentou ainda as prioridades do Programa de Construção Sustentável e as principais atividades a serem desenvolvidas para obter os resultados esperados. "Mudanças climáticas, Energia, Água, Materiais e Sistemas, Resíduos, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, são as prioridades no projeto, as quais visam sanar os problemas na indústria da construção a partir da redução de emissões de gases poluentes, buscando a eficiência energética e o uso racional da água, assim como a utilização de materiais e de sistemas sustentáveis. Temas que serão abordados durante as palestras da Comissão de Meio Ambiente ao longo desses dois dias de discussão no Enic", informou.

O trabalho da Comissão de Meio Ambiente iniciou em novembro de 2009 e consiste em três etapas: validação da metodologia, levantamento de fatores, oportunidades e estratégias, elaboração de textos para a CMA, e elaboração do plano de ação. Durante o 82º Enic estão sendo levantadas as dificuldades, a visão de futuro e as propostas para sanar as problemáticas relacionadas ao setor da construção e meio ambiente, as quais devem ser trabalhadas posteriormente ao evento junto à CBIC e a cadeia da construção.

Autor: Mírian Nascimento

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AP
Sinduscon-TAP
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-SE
Sinduscon-RN
Sinduscon-GO
Sinduscon-CE
Sinduscom-NH
Sinduscon-JP
SINDICIG
Sinduscon-Norte/PR
ADEMI-AM
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea