Logo da CBIC
28/01/2021

CBIC divulga números da normalização do setor da construção de 2020

De janeiro a dezembro de 2020, 284 normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) afetas ao setor da construção foram alteradas. Dessas, 255 foram publicadas e 29 canceladas, conforme apresentado no gráfico abaixo. A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) acompanha, participa e divulga periodicamente todo o processo de normalização da ABNT, relativo ao setor da construção.

Outro destaque ficou por conta das movimentações de normas: 213 estiveram em Consulta Nacional e 349 foram confirmadas (validadas tecnicamente). Essas e outras informações do ano de 2020 podem ser conferidas no informativo ‘Números da Normalização da Construção Civil de 2020′ da CBIC.

O Portal CBIC de Normas Técnicas, plataforma criada e gerida pela COMAT/CBIC para acompanhamento e divulgação das normas técnicas do setor, concentra em um único ambiente todas as informações de alterações de normas. Por meio do Portal os profissionais têm acesso à informação de quais normas estão em revisão, em Consulta Nacional, foram publicadas, confirmadas e caneladas.

Do arcabouço das normas técnicas ABNT, aproximadamente 2.400 são afetas ao setor da Construção. Dessas, 1.273 se aplicam às edificações e compõe o Catálogo de Edificações do Portal CBIC, segundo levantamento referente a dezembro de 2020. As normas que se aplicam às edificações podem ser conferidas nos oito capítulos do catálogo eletrônico, de acordo com o processo executivo do empreendimento.

Clique aqui para acessar todas as normas que foram alteradas no anode 2020.

No segundo semestre de 2020, no dia 31/07, foi lançado o Catálogo de Saneamento Básico, checklist eletrônico das normas técnicas ABNT referentes ao abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais. São 623 normas relacionadas, que estabelecem diretrizes que devem ser seguidas pelos profissionais da área, contribuindo para a conformidade do setor.

O Portal é parte integrante do projeto ‘Inovação e Tecnologia’, desenvolvido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e tem a gestão no âmbito do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant), da referida comissão.

 

 

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-Oeste/PR
Ascomig
Sinduscon-CE
Ademi – PE
Sinduscon-MG
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-AL
Ademi – MA
Sinduscon-PLA
AELO
Sinduscom-SL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea