Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

07/12/2017

2º Projeto de Revisão da ABNT NBR 10151 Acústica é adicionado à Consulta Nacional

Consta em Consulta Nacional até o dia 8 de janeiro de 2018, o 2º Projeto de Revisão da ABNT NBR 10151 Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas – Aplicação de uso geral. O Projeto foi elaborado pela Comissão de Estudo de Desempenho Acústico de Edificações (CE-002:135.001) do Comitê Brasileiro de Construção Civil (ABNT/CB-002). O seu 1º Projeto de Revisão circulou em Consulta Nacional conforme Edital nº 10, de 11/10/2012 a 10/12/2012. É previsto o cancelamento e substituição da edição anterior ABNT NBR 10151:2000 Versão corrigida: 2003, quando aprovado, sendo que nesse ínterim a referida norma continua em vigor.

A Norma estabelece os procedimentos técnicos a serem adotados na execução de medições de níveis de pressão sonora em ambientes internos e externos às edificações, bem como procedimentos e limites para avaliação dos resultados em função da finalidade de uso e ocupação do solo.

Essa revisão foi motivada pela necessidade de harmonizar os procedimentos técnicos a serem adotados nas seguintes aplicações: medições dos níveis de pressão sonora em ambientes externos às edificações, independentemente das fontes sonoras contribuintes; medições de níveis de pressão sonora em ambientes internos às edificações decorrentes de reclamações de fontes sonoras, independentemente da localização da fonte; avaliação sonora ambiental de empreendimentos, instalações e eventos em áreas habitadas, independentemente da existência de reclamações; apoio ao poder público no processo de gestão e fiscalização de poluição sonora; elaboração de estudo e projeto acústico de empreendimento, instalação e evento a ser implantado em uma delimitada área, compatibilizando sua inserção na paisagem sonora do local; orientação ao planejamento urbano de uso e ocupação do solo para efeito de controle da poluição sonora; orientação para classificação sonora de áreas destinadas a empreendimentos residenciais face aos requisitos da ABNT NBR 15575-4. Participe! Para acessar o documento clique aqui.

(Com informações da ABNT)

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-JF
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-Joinville
Ademi – PE
ASSECOB
Sinduscon-TAP
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-PB
Sinduscon-Pelotas
Sicepot-PR
AELO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea