Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/09/2014

15 mil trabalhadores da construção civil farão parte do Arte no Canteiro

"Cbic"
24/09/2014

Tribuna Hoje

15 mil trabalhadores da construção civil farão parte do Arte no Canteiro

Teatro no canteiro de obras vai conscientizar trabalhadores de forma lúdica e descontraída sobre prevenção de acidentes e doenças ocupacionais

Ana Paula Omena 

Trabalhadores acompanham lançamento de projeto com apresentação teatral

Foi lançado na manhã desta terça-feira, o Projeto Arte no Canteiro, promovido pelo Sesi/Alagoas,  uma iniciativa pioneira no Estado. A ideia principal é conscientizar o trabalhador da construção civil de forma lúdica, descontraída e inovadora acerca da prevenção de acidentes e das doenças ocupacionais.

No total, 15 mil trabalhadores do ramo serão alcançados pelas diversas atividades desenvolvidas pelo teatro no canteiro de obras por meio de apresentações sobre a importância da prevenção e utilização de equipamentos de proteção, combate ao desperdício de material e tempo, uso racional da agua e luz, alcoolismo, limpeza do canteiro de obras, entre outros.

Mas não foi só isso não. O Sesi preocupado com a saúde do trabalhador também montou no entorno da obra várias unidades com serviços de saúde ocupacional, radiologia, educação, cozinha Brasil, audiometria ocupacional, odontologia, entre outros.  

Seu Apolônio dos Santos, é carpinteiro há 40 anos, e disse que preza pela segurança a cada obra executada. “Estou aqui até agora para contar história porque sempre me preocupei com a prevenção, sempre tive todo o cuidado com a minha vida, é muito importante saber usar e não deixar de lado os Equipamentos de Proteção individual (EPI’s)”, contou.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), industrial José Carlos Lyra de Andrade, destacou a importância da iniciativa pioneira em Alagoas, e lamentou os dados estatísticos quando se trata de acidentes de trabalho na construção civil.

Ele disse que a cada hora, uma pessoa morre no Brasil vítima de acidentes de trabalho em canteiro de obras. “É preciso está atento à saúde e segurança do trabalhador”, frisou.

Na contramão das estatísticas, o gerente de comunicação da Construtora Sauer, Nelson Ferreira, lembrou que são projetos como este que reduzem os dados alarmantes no país. “Estamos trabalhando contra estes números; esta iniciativa é fantástica, temos que ter preocupação e segurança com os trabalhadores, é muito importante investir na área de prevenção”, salientou.

“São 1.300 trabalhadores conscientes de que a prevenção é fundamental para a qualidade de vida deles. A certeza de sair e chegar em casa são faz toda a diferença. A capacitação dos funcionários aliada com a interação é fundamental”, emendou Ferreira.

O eletricista, Ítalo Rafael Lopes, enfatizou que depois que passou pelo sufoco por não utilizar os óculos de proteção aprendeu. “Uma pedra entrou no meu olho e faltou pouco para perder a visão. A médica disse que tive muita sorte, depois do acontecimento nunca mais me descuidei dos equipamentos de proteção”, falou.

O Brasil está em segundo lugar no ranking de acidentes de trabalho no mundo, e são os trabalhadores da construção civil os mais propícios a chances de acidentes graves com sequelas e morte. 



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PLA
Sinduscon-RS
FENAPC
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-TO
Sicepot-PR
Sinduscon-RR
SECOVI-SP
ANEOR
Sinduscon-AL
Sinduscon-PA
Sinduscon Anápolis
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea