Skip to content
INÍCIO
INSCREVA-SE
PERGUNTAS E RESPOSTAS
INÍCIO
INSCREVA-SE
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Maturidade da Digitalização de Construtoras e Incorporadoras
Maturidade da Digitalização de Construtoras e Incorporadoras
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
-
Passo
1
de 4
Parte 1 - Caracterização do respondente e da empresa
Nesta etapa, são coletadas informações gerais sobre o respondente e a empresa em que trabalha para permitir a análise de respostas das etapas seguintes.
Nome
*
Nome
Sobrenome
E-mail
*
Cargo
*
Gerenciamento Sênior (Proprietário/C-level)
Gerenciamento Intermediário (Diretor/Superintendente)
Gerenciamento Primeiro Nível (Gerente/Gestor)
Não gerencial
Outra opção
Empresa
*
CNPJ
*
Qual é o estado sede da empresa?
*
AC
AL
AP
AM
BA
CE
DF
ES
GO
MA
MT
MS
MG
PA
PB
PR
PE
PI
RJ
RN
RS
RO
RR
SC
SP
SE
TO
Qual é o escopo da empresa?
*
Incorporação
Construção
Qual é o segmento da empresa?
*
Residencial
Comercial
Industrial
Loteamento
Obra pública
No segmento residencial, qual público?
*
Baixo Padrão
Médio Padrão
Alto Padrão
Qual é a idade de existência da empresa?
*
Até 1 ano
1 a 5 anos
5 a 10 anos
10 a 20 anos
20 a 30 anos
Mais de 30 anos
Qual é a abrangência de atuação da empresa?
*
Local (cidade e região)
Estadual (apenas um estado)
Nacional (mais de um estado)
Internacional (mais de um país)
Qual é o nome da cidade em que a empresa mais atua?
*
Indicar nome da cidade junto da UF para identificação, exemplo: Brasília - DF
Em quais estados sua empresa atua?
*
AC
AL
AP
AM
BA
CE
DF
ES
GO
MA
MT
MS
MG
PA
PB
PR
PE
PI
RJ
RN
RS
RO
RR
SC
SP
SE
TO
Qual é o número de colaboradores da empresa (internos e terceirizados, inclusive de obra)
*
1 a 19
20 a 99
100 a 499
acima de 500
Qual é o percentual estimado de funcionários terceirizados?
10%
20%
30%
40%
50%
60%
70%
80%
90%
100%
Qual foi a receita da empresa em 2019?
Até 5 milhões
5 a 15 milhões
15 a 50 milhões
50 a 150 milhões
150 a 500 milhões
acima de 500 milhões
Prefiro não responder
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)
*
Sim
Você está sendo convidado como participante da pesquisa intitulada "Transformação Digital na Indústria da Construção - Maturidade de Construtoras e Incorporadoras", uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do Programa CBIC Jovem, criado pela Comissão de Responsabilidade Social, com o objetivo de mensurar a digitalização em construtoras e incorporadoras. A pesquisa se propõe a avaliar o nível de digitalização de construtoras e incorporadoras em cada atividade do ciclo imobiliário, desde a prospecção de terrenos ao uso e operação das unidades e do empreendimento, como também, a preparação dessas organizações para a transformação digital, abordando aspectos relacionados à organização da empresa, sua cultura, sua estratégia digital, suas práticas de inovação e visão sobre o valor entregue aos clientes. Você não deve participar contra sua vontade. Visando garantir a privacidade e o sigilo das informações, pedimos que leia com atenção o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido a seguir. Reiteramos que as respostas serão mantidas em sigilo. Ao aceitar o presente Termo de Consentimento e Livre Esclarecido, você: (i) Entende e aceita que sua participação envolverá o compartilhamento dos dados fornecidos e de sua visão acerca da digitalização e o status da digitalização da sua organização. (ii) Está ciente e foi informado que as informações declaradas nesta pesquisa estarão resguardadas de forma segura, de tal forma que não será acessível a terceiros, exceto a equipe desta pesquisa. (iii) Está ciente e foi informado que sua identidade será preservada de forma anônima em apresentações dos resultados da pesquisa, tais como em publicações, relatórios, páginas da internet, materiais didáticos e conferências. (iv) Entende e está de acordo que sua participação é voluntária e que, a qualquer momento, poderá retirar a sua participação, sem a necessidade de apresentar justificativa. (v) Está ciente e compreende que, em caso de dúvida, a qualquer momento, inclusive após qualquer publicação e ou apresentação de resultados relacionados ao projeto de pesquisa, posso entrar em contato com a CBIC.
Seguinte
Parte 2 - Digitalização dos processos
Nesta etapa, é avaliado o nível de digitalização das atividades realizadas pela empresa, dentro do ciclo de incorporação e construção.
Quais das atividades abaixo são executadas pela sua empresa?
1) Prospecção de terrenos - Busca e prospecção de terrenos antes de estudo de viabilidade mais detalhado
2) Estudo de viabilidade e compra do terreno - Viabilidade técnica, legal, econômica e financeira para compra do terreno e a incorporação imobiliária
3) Concepção do produto - Definição do tipo de empreendimento e concepção da sua implantação, áreas comuns, áreas internas, padrão, desempenho e diferenciais
4) Aprovação do produto - Processo de aprovação legal até a emissão dos alvarás
5) Orçamento - Orçamento da obra e do empreendimento (custos do terreno, administração, marketing, assistência técnica, entre outros), contemplando suas várias etapas ao longo do ciclo de incorporação e construção (de preliminares a definitivas)
6) Planejamento - Planejamento da execução da obra e do empreendimento (demolição, stand, desenvolvimento de projetos), contemplando suas várias etapas ao longo do ciclo de incorporação e construção (de preliminares a definitivas)
7) Stand de vendas - Projeto e coordenação do stand de vendas e experiências oferecidas aos clientes
8) Marketing - Atividades de pesquisa e interação com o mercado e os clientes ao longo de todo o ciclo do empreendimento, da prospecção de terreno e concepção do produto à entrega, comercialização e uso, operação e manutenção, com diferentes funções em cada uma delas
9) Comercialização - Interação com o cliente para venda, aluguel, ou outro modo de comercialização, após o lançamento e ao longo da operação do empreendimento
10) Desenvolvimento do projeto - Desenvolvimento, interação e compatibilização dos projetos, necessidades e informações das diversas disciplinas e consultorias envolvidas
11) Construção - Materialização dos projetos no terreno com uso de diferentes técnicas, métodos e sistemas construtivos
12) Gestão da construção - Gestão de custo, cronograma, equipes, material, mão-de-obra, equipamentos e documentação
13) Gestão da qualidade - Treinamentos, inspeções, controle tecnológico, registros, indicadores, fotos e documentação
14) Gestão da segurança - Treinamentos, inspeções, registros, indicadores, controles de acesso e documentação
15) Gestão de resíduos - segregação, quantificação, reaproveitamento e destinação dos resíduos gerados na obra
16) Suprimentos - Cotação, contratação e logística externa de materiais, equipamentos e mão-de-obra
17) Entrega - Término da obra, vistorias, entrega do empreendimento e Habite-se
18) Assistência técnica - Assistência técnica aos clientes pela incorporadora após a entrega do empreendimento
19) Uso, operação e manutenção - Manuais de uso e operação do cliente e do condomínio e participação na operação
PROSPECÇÃO DE TERRENOS
Prospecção de terrenos antes de estudo de viabilidade.
Como são realizadas suas atividades nesta etapa?
*
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, manipuladas de maneira analógica em meio físico
Exemplo: Prospecção por visitas in loco. Levantamento de informações apenas por telefone ou contato com proprietário.
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, convertidas para o meio digital e manipuladas com alguma solução digital
Exemplo: Informações básicas e visuais dos terrenos disponíveis em mapas digitais georreferenciados (ex: google maps). Documentos de compra no formato digital.
Com o uso de soluções digitais para manipular as informações digitizadas e automatizar
ao menos uma operação ou processo
relacionado à atividade
Exemplo: Filtro automatizado de busca de terrenos através de software e mapa digital, com base em características de interesse da incorporadora
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
uma ou mais operações ou processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Além das anteriores, registros eletrônicos de compras atualizam automaticamente banco de dados que serve de parâmetro interno para novas compras e estudos de viabilidade
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
todas ou a maioria das operações e processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Busca automatizada com base em parâmetros de interesse através de big data com dados de terrenos e transações efetuadas. Avaliação de documentos do proprietário e histórico do terreno de forma automatizada com cruzamento de dados.
Quais tecnologias sua organização utiliza na execução dessa atividade?
*
Aplicativo e plataforma web
BigData
BIM
Blockchain
Computação em nuvem
ERP (sistema de gestão empresarial)
Georreferenciamento
Inteligência artificial / Machine Learning
Laser Scanning
Realidade aumentada / virtual
Robôs (impressão 3D, drones outros)
Sensores online (IoT)
Smartphone / Tablet
Não sei informar
Nenhuma das alternativas
Indique o nome dos softwares, soluções digitais e startups que adota nesta atividade?
*
Caso não saiba o nome, escrever "Não sei"
ESTUDO DE VIABILIDADE E COMPRA DO TERRENO
Viabilidade técnica, legal, econômica e financeira para compra do terreno e a incorporação imobiliária.
Como são realizadas suas atividades nesta etapa?
*
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, manipuladas de maneira analógica em meio físico
Exemplo: Avaliação de legislação, do terreno e dos indicadores imobiliários feita sem ajuda de softwares
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, convertidas para o meio digital e manipuladas com alguma solução digital
Exemplo: Legislação e informações / documentações do terreno disponíveis em meio digital e avaliação econômica e financeira feita em planilha digital.
Com o uso de soluções digitais para manipular as informações digitizadas e automatizar
ao menos uma operação ou processo
relacionado à atividade
Exemplo: Etapas da avaliação de legislação, documentação, cálculo de indicadores imobiliários ou busca de informações do terreno feitos de forma automatizada.
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
uma ou mais operações ou processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Cálculo de indicadores imobiliários integrados com bigdata de aprovações e comercializações de unidades, atualizados automaticamente, e uso de ferramentas de captura de imagem e softwares BIM 3D para avalição técnica
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
todas ou a maioria das operações e processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Avaliação de legislação, documentação e aspectos físicos do terreno (levantamento arbóreo, planialtimétrico, corte e aterro, outros) feitos de forma automatizada e integrada com modelo BIM 4D, 5D ou 6D. Indicadores imobiliários calculados de forma automática com sugestão de tipologia de unidades e áreas que dêem o melhor resultado, com base em bigdata de aprovações e comercialização de unidade.
Por ser uma atividade cuja digitalização também depende da digitalização dos órgãos públicos locais nas regiões de atuação, responda com base na cidade de maior atuação
Quais serviços são ofertados pelo órgão público local de forma digitizada ou digitalizada?
*
Consulta a áreas contaminadas
Consulta a débito de IPTU
Consulta a matrícula de terreno
Consulta a regularidade ambiental
Consulta a restrições do terreno (ex: tombamento)
Outro
Não sei informar
Nenhum
Qual outro serviço?
*
Caso não saiba o nome, escrever "Não sei"
Quais tecnologias sua organização utiliza na execução dessa atividade?
*
Aplicativo e plataforma web
BigData
BIM
Blockchain
Computação em nuvem
ERP (sistema de gestão empresarial)
Georreferenciamento
Inteligência artificial / Machine Learning
Laser Scanning
Realidade aumentada / virtual
Robôs (impressão 3D, drones outros)
Sensores online (IoT)
Smartphone / Tablet
Nenhuma das anteriores
Não sei informar
Indique o nome dos softwares, soluções digitais e startups que adota nesta atividade?
*
Caso não saiba o nome, escrever "Não sei"
CONCEPÇÃO DO PRODUTO
Definição do tipo de empreendimento e concepção da sua implantação, áreas comuns, áreas internas, padrão, desempenho e diferenciais.
Como são realizadas suas atividades nesta etapa?
*
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, manipuladas de maneira analógica em meio físico
Exemplo: Somente ilustrações, projetos e compatibilização de disciplinas feita de forma manual.
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, convertidas para o meio digital e manipuladas com alguma solução digital
Exemplo: Uso de softwares para criação de projetos 2D (ex: AutoCAD 2D).
Com o uso de soluções digitais para manipular as informações digitizadas e automatizar
ao menos uma operação ou processo
relacionado à atividade
Exemplo: Uso de software para criação de projetos 3D com algumas funções automatizadas, como geração de vistas, desenhos ou extração de informações (ex: AutoCAD 3D, Sketchup, Revit) que agilizam o processo de projeto
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
uma ou mais operações ou processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Uso de softwares para modelagem BIM 3D do empreendimento para permitir inserção de dados de custos e prazos para avaliação de cronogramas e orçamentos preliminares
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
todas ou a maioria das operações e processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Uso de softwares paramétricos para modelagem BIM 4D ou 5D com design generativo para automatizar a avaliação de diferentes opções de projeto com base em parâmetros de interesse (ex: custo, cronograma, aproveitamento de áreas)
Quais tecnologias sua organização utiliza na execução dessa atividade?
*
Aplicativo e plataforma web
BigData
BIM
Blockchain
Computação em nuvem
ERP (sistema de gestão empresarial)
Georreferenciamento
Inteligência artificial / Machine Learning
Laser Scanning
Realidade aumentada / virtual
Robôs (impressão 3D, drones outros)
Sensores online (IoT)
Smartphone / Tablet
Nenhuma das anteriores
Não sei informar
Indique o nome dos softwares, soluções digitais e startups que adota nesta atividade?
*
Caso não saiba o nome, escrever "Não sei"
APROVAÇÃO DO PRODUTO
Processo de aprovação legal até a emissão dos alvarás.
Como são realizadas suas atividades nesta etapa?
*
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, manipuladas de maneira analógica em meio físico
Exemplo: Aprovação feita presencialmente na prefeitura com documentos físicos do emprenendimento
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, convertidas para o meio digital e manipuladas com alguma solução digital
Exemplo: Aprovação feita presencialmente na prefeitura com alguns documentos no formato digital
Com o uso de soluções digitais para manipular as informações digitizadas e automatizar
ao menos uma operação ou processo
relacionado à atividade
Exemplo: Solicitação ou emissão da aprovação feitas digitalmente com etapas do processo automatizadas.
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
uma ou mais operações ou processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Solicitação e emissão de aprovações feitas digitalmente com geração de banco de dados (ex: prazos e solicitação de alterações/correções pela prefeitura) que alimentam as áreas de planejamento e produto
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
todas ou a maioria das operações e processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Solicitação de aprovação, avaliação técnica do projeto e das informações do solicitante e emissão da aprovação feitas de forma automatizada e integrada a banco de dados da empresa, com possibilidade predição de prazo e pré-análise dos projetos
Por ser uma atividade cuja digitalização também depende da digitalização dos órgãos públicos locais nas regiões de atuação, responda com base na cidade de maior atuação
Quais serviços são ofertados pelo órgão público local de forma digitizada ou digitalizada?
*
Alvará de aprovação de projeto na prefeitura
Alvará de demolição de edificações no terreno
Alvará de execução da obra
Aprovação de projetos com concessionárias (água e luz)
Licenciamento ambiental
Outro
Nenhum
Nâo sei informar
Qual outro serviço?
*
Caso não saiba o nome, escrever "Não sei"
Quais tecnologias sua organização utiliza na execução dessa atividade?
*
Aplicativo e plataforma web
BigData
BIM
Blockchain
Computação em nuvem
ERP (sistema de gestão empresarial)
Georreferenciamento
Inteligência artificial / Machine Learning
Laser Scanning
Realidade aumentada / virtual
Robôs (impressão 3D, drones outros)
Sensores online (IoT)
Smartphone / Tablet
Nenhuma das anteriores
Não sei informar
Indique o nome dos softwares, soluções digitais e startups que adota nesta atividade?
*
Caso não saiba o nome, escrever "Não sei"
ORÇAMENTO
Orçamento da obra e do empreendimento (custos do terreno, administração, marketing, assistência técnica, entre outros), contemplando suas várias etapas ao longo do ciclo de incorporação e construção (de preliminares a definitivas).
Como são realizadas suas atividades nesta etapa?
*
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, manipuladas de maneira analógica em meio físico
Exemplo: Levantamento do quantitativo feito atráves de projeto em formato físico e indicadores de perdas e de consumo/m² são estimados ou com base em experiência
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, convertidas para o meio digital e manipuladas com alguma solução digital
Exemplo: Levantamento de quantitativo feito a partir de projetos digitais e estimativas de consumo com base em dados históricos de perdas e consumo por m² registrados em planilha digital
Com o uso de soluções digitais para manipular as informações digitizadas e automatizar
ao menos uma operação ou processo
relacionado à atividade
Exemplo: Levantamento de quantitativo feito a partir de softwares paramétricos com algumas funções automatizadas (cálculo de comprimentos, áreas e perímetros de objetos), mas ainda sem o uso de modelos com informações de consumos de material (ex: BIM 3D)
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
uma ou mais operações ou processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Levantamento de quantitativos parcialmente automatizado a partir de modelo BIM 3D com composições de orçamento, as quais são atualizadas com base em dados de consumos e custos reais das obras realizadas, importados de software de gestão da obra e de suprimentos.
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
todas ou a maioria das operações e processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Modelo BIM 5D, integrado à área de planejamento, com vinculação entre serviços e composições, capazes de gerar orçamentos preliminares e executivos de forma automática
Quais tecnologias sua organização utiliza na execução dessa atividade?
*
Aplicativo e plataforma web
BigData
BIM
Blockchain
Computação em nuvem
ERP (sistema de gestão empresarial)
Georreferenciamento
Inteligência artificial / Machine Learning
Laser Scanning
Realidade aumentada / virtual
Robôs (impressão 3D, drones outros)
Sensores online (IoT)
Smartphone / Tablet
Nenhuma das anteriores
Não sei informar
Indique o nome dos softwares, soluções digitais e startups que adota nesta atividade?
*
Caso não saiba o nome, escrever "Não sei"
PLANEJAMENTO
Planejamento da execução da obra e do empreendimento (demolição, stand, desenvolvimento de projetos), contemplando suas várias etapas ao longo do ciclo de incorporação e construção (de preliminares a definitivas).
Como são realizadas suas atividades nesta etapa?
*
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, manipuladas de maneira analógica em meio físico
Exemplo: Somente com calendário e painel de gestão à vista ou outras ferramentas de planejamento e monitoramento não digitais
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, convertidas para o meio digital e manipuladas com alguma solução digital
Exemplo: Planilha digital para criação de cronograma a partir de dados históricos de produtividade e prazos para execução de serviços
Com o uso de soluções digitais para manipular as informações digitizadas e automatizar
ao menos uma operação ou processo
relacionado à atividade
Exemplo: Software com possibilidade de criação de cronograma e com geração automática de cenários preditivos (ex: software com EAP , gráfico de gantt, com precedências e dependências e caminho crítico)
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
uma ou mais operações ou processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Software com funcionalidades do item anterior e com visualização compartilhada através de plataforma web e integrados com outros sistemas de gestão (ex: obra, qualidade e suprimentos) com geração automática de indicadores e cenários preditivos a partir de dados de avanço físico inseridos de forma parcialmente automatizada
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
todas ou a maioria das operações e processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Planejamento realizado em modelo BIM 5D e integrado a plataforma web com geração automática de indicadores e cenários preditivos a partir de dados extraídos de forma automática através de sensores e ferramentas de captura de imagem no canteiro
Quais tecnologias sua organização utiliza na execução dessa atividade?
*
Aplicativo e plataforma web
BigData
BIM
Blockchain
Computação em nuvem
ERP (sistema de gestão empresarial)
Georreferenciamento
Inteligência artificial / Machine Learning
Laser Scanning
Realidade aumentada / virtual
Robôs (impressão 3D, drones outros)
Sensores online (IoT)
Smartphone / Tablet
Nenhuma das anteriores
Não sei informar
Indique o nome dos softwares, soluções digitais e startups que adota nesta atividade?
*
Caso não saiba o nome, escrever "Não sei"
STAND DE VENDAS
Projeto e coordenação do stand de vendas e experiências oferecidas aos clientes.
Como são realizadas suas atividades nesta etapa?
*
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, manipuladas de maneira analógica em meio físico
Exemplo: Somente stand de vendas físico, sem anúncio digital
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, convertidas para o meio digital e manipuladas com alguma solução digital
Exemplo: Além do Stand, também existe um site com informações do empreendimento
Com o uso de soluções digitais para manipular as informações digitizadas e automatizar
ao menos uma operação ou processo
relacionado à atividade
Exemplo: Principais informações do empreendimento disponíveis no site, com modelos virtuais das unidades (realidade virtual, tour 360°, modelo 3D, outro) ou uso de chatbot para atendimento
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
uma ou mais operações ou processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Experiências dos clientes com soluções tecnológicas no stand de vendas e no site do empreendimento (além das anteriores, personalização / mobília gameficada, outros) também alimentam banco de dados da área de marketing de forma automatizada
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
todas ou a maioria das operações e processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Site capaz de simular integralmente todas as características de cada unidade (ex: vista, conforto térmico, acústico, lumínico, decoração, personalização, entre outros), com inteligência artificial humanizada para sanar todas as dúvidas do cliente e registro de dados da navegação e interação para integração de forma automática com outras áreas
Quais tecnologias sua organização utiliza na execução dessa atividade?
*
Aplicativo e plataforma web
BigData
BIM
Blockchain
Computação em nuvem
ERP (sistema de gestão empresarial)
Georreferenciamento
Inteligência artificial / Machine Learning
Laser Scanning
Realidade aumentada / virtual
Robôs (impressão 3D, drones outros)
Sensores online (IoT)
Smartphone / Tablet
Nenhuma das anteriores
Não sei informar
Indique o nome dos softwares, soluções digitais e startups que adota nesta atividade?
*
Caso não saiba o nome, escrever "Não sei"
MARKETING
Atividades de pesquisa e interação com o mercado e os clientes ao longo de todo o ciclo do empreendimento: da prospecção de terreno e concepção do produto à entrega, comercialização e uso, operação e manutenção, com diferentes funções em cada uma delas.
Como são realizadas suas atividades nesta etapa?
*
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, manipuladas de maneira analógica em meio físico
Exemplo: Somente distribuição de panfletos, homem seta, anúncios em jornal e revista ou televisão
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, convertidas para o meio digital e manipuladas com alguma solução digital
Exemplo: Além das anteriores, anúncios em site ou televisão com possibilidade de monitorar acessos e visualizações
Com o uso de soluções digitais para manipular as informações digitizadas e automatizar
ao menos uma operação ou processo
relacionado à atividade
Exemplo: Anúncio em site com captação automatizada de informações de clientes para definição de personas (perfil fictício de cliente ideal) e geração de ações mais segmentadas e direcionadas
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
uma ou mais operações ou processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Além das anteriores, avalia e integra as informações dos clientes (etapa do funil de vendas, qualidade dos leads e dados cadastrais) com solução de CRM da área de comercialização
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
todas ou a maioria das operações e processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Além de adoção completa de ferramentas de marketing digital e integração com a área de comercialização, as informações sobre as interações dos clientes alimentam as áreas prospecção de terreno e produto para serem incorporadas nos próximos empreendimentos
Quais tecnologias sua organização utiliza na execução dessa atividade?
*
Aplicativo e plataforma web
BigData
BIM
Blockchain
Computação em nuvem
ERP (sistema de gestão empresarial)
Georreferenciamento
Inteligência artificial / Machine Learning
Laser Scanning
Realidade aumentada / virtual
Robôs (impressão 3D, drones outros)
Sensores online (IoT)
Smartphone / Tablet
Nenhuma das anteriores
Não sei informar
Indique o nome dos softwares, soluções digitais e startups que adota nesta atividade?
*
Caso não saiba o nome, escrever "Não sei"
COMERCIALIZAÇÃO
Interação com o cliente para venda, aluguel, ou outro modo de comercialização, após o lançamento e ao longo da operação do empreendimento.
Como são realizadas suas atividades nesta etapa?
*
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, manipuladas de maneira analógica em meio físico
Exemplo: Somente reuniões presenciais e documentação física para venda da unidade
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, convertidas para o meio digital e manipuladas com alguma solução digital
Exemplo: Reuniões presenciais com documentações digitais no processo
Com o uso de soluções digitais para manipular as informações digitizadas e automatizar
ao menos uma operação ou processo
relacionado à atividade
Exemplo: Análise de crédito ou a simulação de financiamento feitas pela internet a partir de documentação digital dos interessados
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
uma ou mais operações ou processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Além das anteriores, dados de comercialização alimentam de forma automática as atividades de marketing, de concepção de produto ou os indicadores de desempenho da empresa
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
todas ou a maioria das operações e processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Além da integração automática dos dados de comercialização com outras atividades, todo processo de compra é feito digitalmente, sem necessidade de visitas ou assinatura de documentos físicos
Quais tecnologias sua organização utiliza na execução dessa atividade?
*
Aplicativo e plataforma web
BigData
BIM
Blockchain
Computação em nuvem
ERP (sistema de gestão empresarial)
Georreferenciamento
Inteligência artificial / Machine Learning
Laser Scanning
Realidade aumentada / virtual
Robôs (impressão 3D, drones outros)
Sensores online (IoT)
Smartphone / Tablet
Nenhuma das anteriores
Não sei informar
Indique o nome dos softwares, soluções digitais e startups que adota nesta atividade?
*
Caso não saiba o nome, escrever "Não sei"
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Desenvolvimento, interação e compatibilização dos projetos, necessidades e informações das diversas disciplinas e consultorias envolvidas.
Como são realizadas suas atividades nesta etapa?
*
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, manipuladas de maneira analógica em meio físico
Exemplo: Somente ilustrações, projetos e compatibilização de disciplinas feita de forma manual
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, convertidas para o meio digital e manipuladas com alguma solução digital
Exemplo: Uso de softwares para criação de projetos 2D (ex: AutoCAD 2D) com a compatibilização desses arquivos feita de forma manual
Com o uso de soluções digitais para manipular as informações digitizadas e automatizar
ao menos uma operação ou processo
relacionado à atividade
Exemplo: Uso de software para criação de projetos 3D com algumas funções automatizadas, como geração de vistas, desenhos ou extração de informações (ex: AutoCAD 3D, Sketchup, Revit) que agilizam o processo de projeto
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
uma ou mais operações ou processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Uso de softwares para modelagem BIM 3D em duas ou mais disciplinas com possibilidade de: identificação de interferências a partir de arquivos extraídos dos modelos (ex: ifc) e soluções complementares; e integração com softwares de planejamento para geração de modelos BIM 4D e 5D
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
todas ou a maioria das operações e processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Projetos das disciplinas desenvolvidos com base em dados (data driven design) em plataforma online colaborativa, com todas as disciplinas podendo trabalhar simultaneamente em um mesmo modelo 3D atualizado em tempo real, e com capacidade de gerar modelos 4D, 5D e 6D de forma automática através de integração com outros sistemas
Quais tecnologias sua organização utiliza na execução dessa atividade?
*
Aplicativo e plataforma web
BigData
BIM
Blockchain
Computação em nuvem
ERP (sistema de gestão empresarial)
Georreferenciamento
Inteligência artificial / Machine Learning
Laser Scanning
Realidade aumentada / virtual
Robôs (impressão 3D, drones outros)
Sensores online (IoT)
Smartphone / Tablet
Nenhuma das anteriores
Não sei informar
Indique o nome dos softwares, soluções digitais e startups que adota nesta atividade?
*
Caso não saiba o nome, escrever "Não sei"
CONSTRUÇÃO
Materialização dos projetos no terreno com uso de diferentes técnicas, métodos e sistemas construtivos.
Como são realizadas suas atividades nesta etapa?
*
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, manipuladas de maneira analógica em meio físico
Exemplo: Construção e interpretação de projeto sem suporte tecnológico além de computadores restritos à sala técnica do canteiro de obras.
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, convertidas para o meio digital e manipuladas com alguma solução digital
Exemplo: Suporte de hardware e software no canteiro de obras, como smartphones ou tablets, para visualização do projeto
Com o uso de soluções digitais para manipular as informações digitizadas e automatizar
ao menos uma operação ou processo
relacionado à atividade
Exemplo: Suporte de hardware e softwares no canteiro de obras, como smartphones ou tablets, para visualização do projeto e controle automático de revisões e geração de relatórios de apontamento
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
uma ou mais operações ou processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Além das anteriores, construção com uso de kits pré-fabricados montados de forma parcialmente automatizada a partir de modelos executivos em BIM 3D e suporte de hardware e softwares para geração parcialmente automatizada de documentação da execução
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
todas ou a maioria das operações e processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Construção pré-fabricada automatizada com suporte de robôs a partir de interpretação de modelos executivos BIM 3D de todas as disciplinas e integrado a outros sistemas de gestão para geração de modelos BIM 4D, 5D e 6D.
Quais tecnologias sua organização utiliza na execução dessa atividade?
*
Aplicativo e plataforma web
BigData
BIM
Blockchain
Computação em nuvem
ERP (sistema de gestão empresarial)
Georreferenciamento
Inteligência artificial / Machine Learning
Laser Scanning
Realidade aumentada / virtual
Robôs (impressão 3D, drones outros)
Sensores online (IoT)
Smartphone / Tablet
Nenhuma das anteriores
Não sei informar
Indique o nome dos softwares, soluções digitais e startups que adota nesta atividade?
*
Caso não saiba o nome, escrever "Não sei"
GESTÃO DA CONSTRUÇÃO
Gestão de custo, cronograma, equipes, material, mão-de-obra, equipamentos e documentação.
Como são realizadas suas atividades nesta etapa?
*
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, manipuladas de maneira analógica em meio físico
Exemplo: Visual com auxílio de planilhas e documentos em formato físico, sem suporte tecnológico além de computadores restritos à sala técnica do canteiro de obras
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, convertidas para o meio digital e manipuladas com alguma solução digital
Exemplo: Suporte de hardware e software, como smartphones ou tablets, para acesso a informações digitais
Com o uso de soluções digitais para manipular as informações digitizadas e automatizar
ao menos uma operação ou processo
relacionado à atividade
Exemplo: Suporte de hardware e software, como smartphones ou tablets, para coleta de dados, controle de informações e geração automatizada de relatórios
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
uma ou mais operações ou processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Além das anteriores, os dados coletados são atualizados automaticamente em plataforma web integrada a outros sistemas de gestão (ex: planejamento, orçamento, qualidade e suprimentos)
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
todas ou a maioria das operações e processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Além das anteriores, dados coletados e atualizados automaticamente em modelos BIM 4D e 5D com uso de sensores e ferramentas de captura de imagem conectados à internet
Quais tecnologias sua organização utiliza na execução dessa atividade?
*
Aplicativo e plataforma web
BigData
BIM
Blockchain
Computação em nuvem
ERP (sistema de gestão empresarial)
Georreferenciamento
Inteligência artificial / Machine Learning
Laser Scanning
Realidade aumentada / virtual
Robôs (impressão 3D, drones outros)
Sensores online (IoT)
Smartphone / Tablet
Nenhuma das anteriores
Não sei informar
Indique o nome dos softwares, soluções digitais e startups que adota nesta atividade?
*
Caso não saiba o nome, escrever "Não sei"
GESTÃO DA QUALIDADE
Treinamentos, inspeções, controle tecnológico, registros, indicadores, fotos e documentação.
Como são realizadas suas atividades nesta etapa?
*
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, manipuladas de maneira analógica em meio físico
Exemplo: Procedimentos de execução e inspeção de serviços e materiais registrados em formuilários físicos de papel.
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, convertidas para o meio digital e manipuladas com alguma solução digital
Exemplo: Suporte de hardware e software, como smartphones ou tablets, para acesso a fichas e instruções em formato digital no canteiro
Com o uso de soluções digitais para manipular as informações digitizadas e automatizar
ao menos uma operação ou processo
relacionado à atividade
Exemplo: Suporte de hardware e software, como smartphones ou tablets, para coleta de dados, controle de informações e geração automatizada de relatórios
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
uma ou mais operações ou processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Além das anteriores, os dados coletados são atualizados automaticamente em plataforma web integrada a outros sistemas de gestão (ex: construção, planejamento, orçamento e suprimentos)
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
todas ou a maioria das operações e processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Além das anteriores, dados coletados e atualizados automaticamente em modelos BIM 4D com uso de sensores e ferramentas de captura de imagem conectados à internet
Quais tecnologias sua organização utiliza na execução dessa atividade?
*
Aplicativo e plataforma web
BigData
BIM
Blockchain
Computação em nuvem
ERP (sistema de gestão empresarial)
Georreferenciamento
Inteligência artificial / Machine Learning
Laser Scanning
Realidade aumentada / virtual
Robôs (impressão 3D, drones outros)
Sensores online (IoT)
Smartphone / Tablet
Nenhuma das anteriores
Não sei informar
Indique o nome dos softwares, soluções digitais e startups que adota nesta atividade?
*
Caso não saiba o nome, escrever "Não sei"
GESTÃO DE SEGURANÇA
Treinamentos, inspeções, registros, indicadores, controles de acesso e documentação.
Como são realizadas suas atividades nesta etapa?
*
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, manipuladas de maneira analógica em meio físico
Exemplo: Auditorias visuais do canteiro e de documentos físicos dos funcionários
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, convertidas para o meio digital e manipuladas com alguma solução digital
Exemplo: Suporte de hardware e software, como smartphones ou tablets, para acesso a fichas e instruções em formato digital no canteiro
Com o uso de soluções digitais para manipular as informações digitizadas e automatizar
ao menos uma operação ou processo
relacionado à atividade
Exemplo: Suporte de hardware e software, como smartphones ou tablets, para coleta de dados, controle de informações e geração automatizada de relatórios
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
uma ou mais operações ou processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Além das anteriores, os dados coletados são atualizados automaticamente em plataforma web integrada a outros sistemas de gestão e os riscos durante a construção são avaliados com modelo BIM 4D do canteiro / etapas de obra
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
todas ou a maioria das operações e processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Além das anteriores, uso de sensores e ferramentas de captura de imagens associadas a inteligência artifical para análise de risco e sugestão de ações preventivas durante a construção
Quais tecnologias sua organização utiliza na execução dessa atividade?
*
Aplicativo e plataforma web
BigData
BIM
Blockchain
Computação em nuvem
ERP (sistema de gestão empresarial)
Georreferenciamento
Inteligência artificial / Machine Learning
Laser Scanning
Realidade aumentada / virtual
Robôs (impressão 3D, drones outros)
Sensores online (IoT)
Smartphone / Tablet
Nenhuma das anteriores
Não sei informar
Indique o nome dos softwares, soluções digitais e startups que adota nesta atividade?
*
Caso não saiba o nome, escrever "Não sei"
GESTÃO DE RESÍDUOS
Segregação, quantificação, reaproveitamento e destinação dos resíduos gerados na obra?
Como são realizadas suas atividades nesta etapa?
*
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, manipuladas de maneira analógica em meio físico
Exemplo: Quantificação visual e solicitação de caçambas por telefone com documento de controle de transporte em meio não digital
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, convertidas para o meio digital e manipuladas com alguma solução digital
Exemplo: Dados da quantificação e dos documentos de controle de transporte dos resíduos inseridos manualmente em planilha digital para controle
Com o uso de soluções digitais para manipular as informações digitizadas e automatizar
ao menos uma operação ou processo
relacionado à atividade
Exemplo: Solicitação e agendamento de entrega e coleta de caçambas feita em plataforma web com possibilidade de extração de dados para geração de indicadores
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
uma ou mais operações ou processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Além da anterior, os dados da plataforma web de solicitação e coleta estão integrados com o sistema de gestão da obra e de orçamento para alimentar indicadores de geração de resíduo por etapa construtiva e tipo de empreendimento.
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
todas ou a maioria das operações e processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Além das anteriores, sensores para quantificação de resíduos em caçamba e solicitação automática de caçambas e para controle automático da rota e carga dos caminhões transportadores e emissão automática de certificados de destinação para a obra.
Por ser uma atividade cuja digitalização também depende da digitalização dos órgãos públicos locais nas regiões de atuação, responda com base na cidade de maior atuação
Quais serviços são ofertados pelo órgão público local de forma digitizada ou digitalizada?
*
Cadastro da obra como gerador de resíduos
Cadastro de plano de gestão de resíduos
Licenciamento ambiental de locais de destinação
Solicitação de coleta de entulho
Outro
Nenhum
Não sei informar
Qual outro serviço?
*
Quais tecnologias sua organização utiliza na execução dessa atividade?
*
Aplicativo e plataforma web
BigData
BIM
Blockchain
Computação em nuvem
ERP (sistema de gestão empresarial)
Georreferenciamento
Inteligência artificial / Machine Learning
Laser Scanning
Realidade aumentada / virtual
Robôs (impressão 3D, drones outros)
Sensores online (IoT)
Smartphone / Tablet
Nenhuma das anteriores
Não sei informar
Indique o nome dos softwares, soluções digitais e startups que adota nesta atividade?
*
Caso não saiba o nome, escrever "Não sei"
SUPRIMENTOS
Cotação, contratação e logística externa de materiais, equipamentos e mão-de-obra.
Como são realizadas suas atividades nesta etapa?
*
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, manipuladas de maneira analógica em meio físico
Exemplo: Cotações feitas somente através de ligações telefônicas ou visitas a fornecedores; processo de pagamento feito com notas fiscais físicas
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, convertidas para o meio digital e manipuladas com alguma solução digital
Exemplo: Cotações feitas também por solicitações via e-mail ou softwares de comunicação; notas fiscais e contratos de compras no formato digital
Com o uso de soluções digitais para manipular as informações digitizadas e automatizar
ao menos uma operação ou processo
relacionado à atividade
Exemplo: Contato, cotação, concorrência, contrato ou registro do processo de compra de materiais e serviços feitos com suporte de softwares de forma parcialmente automatizada
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
uma ou mais operações ou processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Além da anterior, cronograma de suprimentos integrado com sistema de planejamento e gestão da obra com emissão automática de alertas de compra e extração de lista de compras a partir de modelos BIM 3D feitos com biblioteca de componentes, sistemas e equipamentos de alguns fornecedores
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
todas ou a maioria das operações e processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Além das anteriores, processo de suprimentos todo automatizado (contato, cotação, concorrência, contrato, registro e monitoramento da entrega) e integrado a modelo BIM 5D e com extração de lista de compras a partir do modelo BIM 3D feito com biblioteca de componentes, sistemas e equipamentos de todos os fornecedores envolvidos
Quais tecnologias sua organização utiliza na execução dessa atividade?
*
Aplicativo e plataforma web
BigData
BIM
Blockchain
Computação em nuvem
ERP (sistema de gestão empresarial)
Georreferenciamento
Inteligência artificial / Machine Learning
Laser Scanning
Realidade aumentada / virtual
Robôs (impressão 3D, drones outros)
Sensores online (IoT)
Smartphone / Tablet
Nenhuma das anteriores
Não sei informar
Indique o nome dos softwares, soluções digitais e startups que adota nesta atividade?
*
Caso não saiba o nome, escrever "Não sei"
ENTREGA
Término da obra, vistorias, entrega do empreendimento e habite-se.
Como são realizadas suas atividades nesta etapa?
*
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, manipuladas de maneira analógica em meio físico
Exemplo: Visitoria / comissionamento presencial com formulário de papel
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, convertidas para o meio digital e manipuladas com alguma solução digital
Exemplo: Suporte de hardware e software, como smartphones ou tablets, para registro manual dos dados de abertura e atendimento de chamados em planilha digital
Com o uso de soluções digitais para manipular as informações digitizadas e automatizar
ao menos uma operação ou processo
relacionado à atividade
Exemplo: Suporte de hardware e software, como smartphones ou tablets para registro e controle de chamados e geração automatizada de indicadores e de solicitações de serviço
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
uma ou mais operações ou processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Além da anterior, compartilhamento em plataforma web das pendências e registros com todos os envolvidos e integração dessas informações com controle de qualidade da obra, para relacionar retrabalhos com avaliações realizadas, e com a assistência técnica, para ter registro de que as unidades e sistemas foram entregues em bom estado
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
todas ou a maioria das operações e processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Além das anteriores, registros de vistoria e comissionamento parcialmente automatizados com suporte de sensores e ferramentas de captura de imagem alimentados em modelo BIM 7D as built do empreendimento
Por ser uma atividade cuja digitalização também depende da digitalização dos órgãos públicos locais nas regiões de atuação, responda com base na cidade de maior atuação
Quais serviços são ofertados pelo órgão público local de forma digitizada ou digitalizada?
*
Habite-se (certificado de conclusão de obra)
Outro
Nenhum
Não sei informar
Qual outro serviço?
*
Quais tecnologias sua organização utiliza na execução dessa atividade?
*
Aplicativo e plataforma web
BigData
BIM
Blockchain
Computação em núvem
ERP (sistema de gestão empresarial)
Georreferenciamento
Inteligência artificial / Machine Learning
Laser Scanning
Realidade aumentada / virtual
Robôs (impressão 3D, drones outros)
Sensores online (IoT)
Smartphone / Tablet
Nenhuma das anteriores
Não sei informar
Indique o nome dos softwares, soluções digitais e startups que adota nesta atividade?
*
Caso não saiba o nome, escrever "Não sei"
ASSISTÊNCIA TÉCNICA
Assistência técnica aos clientes após a entrega do empreendimento.
Como são realizadas suas atividades nesta etapa?
*
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, manipuladas de maneira analógica em meio físico
Exemplo: Recebimento de chamados por telefone e registro do atendimento e fichas físicas
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, convertidas para o meio digital e manipuladas com alguma solução digital
Exemplo: Suporte de hardware e software para registro manual dos dados de abertura e atendimento de chamados em planilha digital
Com o uso de soluções digitais para manipular as informações digitizadas e automatizar
ao menos uma operação ou processo
relacionado à atividade
Exemplo: Suporte de hardware e software, como smartphones ou tablets para registro e controle de chamados e geração automatizada de indicadores e de solicitações de serviço
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
uma ou mais operações ou processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Além da anterior, plataforma web de chamados de assistência técnica com possibilidade de autoatendimento pelo cliente e integração de dados com sistema de gestão da qualidade e vistorias/comissinoamentos para controle das causas das manifestações patológicas
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
todas ou a maioria das operações e processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Além das anteriores, chamados de assistência técnica e registros de manutenções e serviços executados integrados a modelo BIM 7D de gestão do uso e operação do empreendimento
Quais tecnologias sua organização utiliza na execução dessa atividade?
*
Aplicativo e plataforma web
BigData
BIM
Blockchain
Computação em núvem
ERP (sistema de gestão empresarial)
Georreferenciamento
Inteligência artificial / Machine Learning
Laser Scanning
Realidade aumentada / virtual
Robôs (impressão 3D, drones outros)
Sensores online (IoT)
Smartphone / Tablet
Nenhuma das anteriores
Não sei informar
Indique o nome dos softwares, soluções digitais e startups que adota nesta atividade?
*
Caso não saiba o nome, escrever "Não sei"
USO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO
Manuais de uso e operação do cliente e do condomínio e participação na operação.
Como são realizadas suas atividades nesta etapa?
*
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, manipuladas de maneira analógica em meio físico
Exemplo: Procedimentos de uso e manutenção, estão registrados apenas em meio físico em manuais e fichas
Com uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, convertidas para o meio digital e manipuladas com alguma solução digital
Exemplo: Procedimentos de uso, manutenção e garantia disponibilizados no formato digital (CD, pendrive, e-mail)
Com o uso de soluções digitais para manipular as informações digitizadas e automatizar
ao menos uma operação ou processo
relacionado à atividade
Exemplo: Procedimentos de uso, manutenção e garantia disponíveis em repositório online facilmente acessível (site, aplicativo, QR Code de direcionamento)
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
uma ou mais operações ou processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Além da anterior, software para gestão da manutenção com emissão automática de alertas de intervenções/manutenções necessárias aos proprietários e condomínio e disponibilização de informações técnicas dos sistemas entregues em modelo BIM 3D as-built do empreendimento entregue ao condomínio
Com uso de soluções digitais e sistemas para manipular as informações digitizadas e automatizar
todas ou a maioria das operações e processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa.
Exemplo: Além das anteriores, uso de sensores conectados (IoT) em equipamentos e sistemas, integrados a modelo BIM 7D, para monitoramento da operação e geração automática de alertas de manutenções preventivas e corretivas
Quais tecnologias sua organização utiliza na execução dessa atividade?
*
Aplicativo e plataforma web
BigData
BIM
Blockchain
Computação em núvem
ERP (sistema de gestão empresarial)
Georreferenciamento
Inteligência artificial / Machine Learning
Laser Scanning
Realidade aumentada / virtual
Robôs (impressão 3D, drones outros)
Sensores online (IoT)
Smartphone / Tablet
Nenhuma das anteriores
Não sei informar
Indique o nome dos softwares, soluções digitais e startups que adota nesta atividade?
*
Caso não saiba o nome, escrever "Não sei"
PRIORIDADE DE DIGITALIZAÇÃO
Na sua opinião, quais são as 5 atividades do ciclo de incorporação e construção mais importantes de serem digitalizadas?
*
1) Prospecção de terrenos - Busca e prospecção de terrenos antes de estudo de viabilidade mais detalhado
2) Estudo de viabilidade e compra do terreno - Viabilidade técnica, legal, econômica e financeira para compra do terreno e a incorporação imobiliária
3) Concepção do produto - Definição do tipo de empreendimento e concepção da sua implantação, áreas comuns, áreas internas, padrão, desempenho e diferenciais
4) Aprovação do produto - Processo de aprovação legal do produto até a emissão do alvará
5) Orçamento - Orçamento da obra e do empreendimento (custos do terreno, administração, marketing, assistência técnica, entre outros), contemplando suas várias etapas ao longo do ciclo de incorporação e construção (de preliminares a definitivas)
6) Planejamento - Planejamento da execução da obra e do empreendimento (demolição, stand, desenvolvimento de projetos), contemplando suas várias etapas ao longo do ciclo de incorporação e construção (de preliminares a definitivas)
7) Stand de vendas - Projeto e coordenação do stand de vendas e experiências oferecidas aos clientes
8) Marketing - Atividades de pesquisa e interação com o mercado e os clientes ao longo de todo o ciclo do empreendimento, da prospecção de terreno e concepção do produto à entrega, comercialização e uso, operação e manutenção, com diferentes funções em cada uma delas
9) Comercialização - Interação com o cliente para venda, aluguel, ou outro modo de comercialização, após o lançamento e ao longo da operação do empreendimento
10) Desenvolvimento do projeto - Desenvolvimento, interação e compatibilização dos projetos, necessidades e informações das diversas disciplinas e consultorias envolvidas
11) Construção - Materialização dos projetos no terreno com uso de diferentes técnicas, métodos e sistemas construtivos
12) Gestão da construção - Gestão de custo, cronograma, equipes, material, mão-de-obra, equipamentos e documentação
13) Gestão da qualidade - Treinamentos, inspeções, controle tecnológico, registros, indicadores, fotos e documentação
14) Gestão da segurança - Treinamentos, inspeções, registros, indicadores, controles de acesso e documentação
15) Gestão de resíduos - Segregação, quantificação, reaproveitamento e destinação dos resíduos gerados na obra
16) Suprimentos - Cotação, contratação e logística externa de materiais, equipamentos e mão-de-obra
17) Entrega - Término da obra, vistorias, entrega do empreendimento e habite-se
18) Assistência técnica - Assistência técnica aos clientes pela incorporadora após a entrega do empreendimento
19) Uso, operação e manutenção - Manuais de uso e operação do cliente e do condomínio e participação na operação
Seguinte
Parte 3 - Transformação Digital
Nesta etapa, é avaliada a preparação da empresa para a transformação digital, abordando alguns pontos principais: tecnologia da informação, valor entregue aos clientes, estragégia digital, organização, competências digitais e práticas de inovação
Com relação à tecnologia da informação (TI), como a situação da sua empresa se posiciona entre os dois exemplos a seguir?
*
Distante da transformação: a infraestrutura de TI existente é suficiente para manter o negócio em operação e em segurança, mas é de difícil integração com novas tecnologias e não permite extrações automáticas de dados da empresa.
Iniciando a transformação
No meio da transformação
Próximo da transformação
Transformado: além do suporte ao funcionamento e segurança da empresa, a infraestrutura de TI permite a colaboração e comunicação remotas e gestão do fluxo de trabalho. Também possui uma arquitetura modular e flexível que permite integração com outras soluções digitais e desenvolvimento ágil de novas. Possui grande capacidade de extração e processamento de dados da empresa em tempo real.
Escolha a posição que representa onde sua empresa se encontra, dentre os dois exemplos descritos
Com relação ao valor entregue, como a situação da sua empresa se posiciona dentre os dois exemplos a seguir?
*
Distante da transformação: nossos produtos são atualizados conforme mudanças de mercado, as campanhas de marketing seguem os padrões das demais empresas. A proposta de valor entregue aos clientes e o modelo de negócios é a mesmo ou muito próximo das demais empresas do setor.
Iniciando a transformação
No meio da transformação
Próximo da transformação
Transformado: Procuramos evoluir constantemente nossos produtos e serviços por meio do mapeando contínuo da evolução das necessidades dos nossos clientes, para melhorar e expandir a proposta de valor e o modelo de negócio da empresa, muito além das evoluções incrementais do mercado, identificando novas tecnologias e oportunidades que a digitalização oferece.
Escolha a posição que representa onde sua empresa se encontra, dentre os dois exemplos descritos
Com relação à estratégia digital e organização, como a situação da sua empresa se posiciona dentre os dois exemplos a seguir?
*
Distante da transformação: a digitalização não faz parte da estratégia da empresa e não há liderança ou equipe focada nisso. Adotamos formas tradicionais de conduzir a empresa, com divisão hierárquica e departamentamental, com a interação entre eles ocorrendo em momentos específicos do projeto ou processo. Não temos contato / desconheço os ecossistemas de digitalização e inovação do setor.
Iniciando a transformação
No meio da transformação
Próximo da transformação
Transformado: a digitalização faz parte da estratégia da empresa e possuímos liderança e equipe focadas nisso. Adotamos métodos de gestão ágeis, times multidisciplinares com objetivos / prioridades de digitalização definidos e estamos conectados a ecossistemas de digitalização e inovação do setor.
Escolha a posição que representa onde sua empresa se encontra, dentre os dois exemplos descritos
Com relação às competências digitais e tomada de decisão, como a situação da sua empresa se posiciona dentre os dois exemplos a seguir?
*
Distante da transformação: não temos ninguém com função específica de análise de dados na equipe e o uso de tecnologias digitais é escasso. A principal referência na tomada de decisão é a sensibilidade e experência dos gestores, sem suporte de dados.
Iniciando a transformação
No meio da transformação
Próximo da transformação
Transformado: temos cientista de dados na empresa e estamos sempre em busca de novas tecnologias que potencializem nossas análises. A principal referência na tomada de decisão é a análise dos dados disponíveis, com apoio da interpretação e questionamento dos dados pelas equipes.
Escolha a posição que representa onde sua empresa se encontra, dentre os dois exemplos descritos
Com relação às práticas de inovação, como a situação da sua empresa se posiciona dentre os dois exemplos a seguir?
*
Distante da transformação: os testes de idéias são caros, lentos e difíceis. Procura-se evitar a falha, portanto, são feitos com pouca frequência. Quando uma inovação é introduzida, é baseada no palpite dos gestores quanto às necessidades dos clientes (internos e externos) quanto a produtos e serviços demandados no mercado. O desafio é encontrar a solução certa.
Iniciando a transformação
No meio da transformação
Próximo da transformação
Transformado: as tecnologias digitais permitem testes de idéias baratos, rápidos e fáceis. As falhas são fontes ricas e baratas de aprendizado, portanto, os testes são feitos continuamente e por todos da empresa. As decisões são tomadas com bases nos testes, validações com clientes (internos ou externos), uso de protótipos e MVPs. O desafio é resolver o problema certo.
Escolha a posição que representa onde sua empresa se encontra, dentre os dois exemplos descritos
Na sua opinião, quais são as 5 maiores barreiras da Transformação Digital na sua organização?
*
A transformação digital não é vista como uma prioridade pela alta gestão
Atraso de outros agentes envolvidos (órgãos públicos, projetistas, fornecedores, empreiteiros)
Dificuldade de encontrar profissional no mercado com as habilidades necessárias
Dificuldade em saber por onde começar
Falta de cases práticos de transformação digital de empresas do setor
Falta de conhecimento sobre novas tecnologias disponíveis
Falta de conhecimento sobre o tema em geral
Falta de disseminação / oferta de cursos, materiais e experiências sobre o tema
Falta de envolvimento e compromentimento da alta gestão
Falta de habilidades e conhecimentos necessários na equipe interna
Falta de integração entre sistemas da empresa
Falta de recursos para contratar equipe especializada
Falta de recursos para investir em tecnologia
Cultura e forma de pensamento da empresa
Mentalidade do setor
Tecnologias disponíveis ainda pouco desenvolvidas
Tecnologias disponíveis ainda pouco consolidadas no mercado
Resistência por parte da alta gestão, por desconhecimento do tema
Resistência por parte da equipe, por receio das mundanças que virão
Na sua opinião, quais são os 5 principais benefícios da Transformação Digital na sua organização?
*
Aumento da lucratividade dos negócios
Aumento da produtividade da empresa em geral
Aumento da produtividade nas obras
Aumento da produtividade nos projetos
Aumento do valor entregue aos clientes
Aumento da inovação e de insights a partir dos dados
Maior flexibilidade e redução de custos com infraestrutura de TI
Melhoria do controle de custos, prazos e riscos dos processos em geral
Melhoria da acessibilidade, segurança e gestão de informações e documentos
Melhoria da colaboração e comunicação com fornecedores
Melhoria da colaboração e comunicação na empresa
Melhoria do controle da saúde e segurança dos funcionários
Melhoria na tomada de decisão
Monitoramento em tempo real da obra
Monitoramento em tempo real dos projetos
Monitoramento em tempo real de processos em geral
Redução de desvios / retrabalho em obras
Redução de desvios / retrabalho em projetos
Transformação do modelo de negócio
Na sua opinião,qual é a urgência de se transformar digitalmente na indústria da construção?
*
Muito baixa (acima de 6 anos)
Baixa (4 a 6 anos)
Média (2 a 4 anos)
Alta (1 a 2 anos)
Muito alta (até 1 ano)
Seguinte
Obrigado!
Chegamos ao fim de nossa pesquisa! O que você achou?
O que você achou do preenchimento da pesquisa de Maturidade de Transformação Digital de Construtoras e Incorporadoras?
*
Discordo fortemente
Não concordo
Neutro
Concordo
Concordo fortemente
O preenchimento foi fácil e flúido
O preenchimento foi fácil e flúido Discordo fortemente
O preenchimento foi fácil e flúido Não concordo
O preenchimento foi fácil e flúido Neutro
O preenchimento foi fácil e flúido Concordo
O preenchimento foi fácil e flúido Concordo fortemente
O tempo foi adequado
O tempo foi adequado Discordo fortemente
O tempo foi adequado Não concordo
O tempo foi adequado Neutro
O tempo foi adequado Concordo
O tempo foi adequado Concordo fortemente
Os temas abordados foram adequados
Os temas abordados foram adequados Discordo fortemente
Os temas abordados foram adequados Não concordo
Os temas abordados foram adequados Neutro
Os temas abordados foram adequados Concordo
Os temas abordados foram adequados Concordo fortemente
Digite aqui sugestões, críticas ou comentários
Message
Enviar
Navegação de Post
Seguinte:
Post seguinte:
Potencial de Digitalização – Empresas e Startups