
AGÊNCIA CBIC
CBIC realiza 3ª Jornada da Inovação e da Construção

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), e apoio do Sebrae, a Rodada de Negócios da CII | CBIC, juntamente com a 3ª Jornada da Inovação da Construção. O evento ocorreu no dia 19 de outubro, em Belo Horizonte (MG).
Na ocasião, o presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, Celso Petrucci, destacou que, em março de 2020, não havia dimensão do que iria acontecer em todos os setores do país a partir da pandemia da Covid-19. Com todos reclusos em suas casas, fecharam os estandes de vendas. Contudo, de acordo com Petrucci, o reflexo de um trabalho muito bem-feito tornou a atividade da construção essencial, e em quase todos os estados e no Distrito Federal foi possível dar continuidades às obras”, declarou. Segundo ele, apesar das vendas terem ficado abaixo das expectativas nos primeiros meses de 2020, no segundo semestre foram acima das expectativas. “Esse foi o resultado de um trabalho cuidadoso, com os trabalhadores equipados com a devida proteção, resultando em índices baixíssimos de mortalidade”, afirmou.
Para os palestrantes, o setor da construção e as empresas amadureceram nos últimos anos. Entre os avanços estão a obtenção de dados relevantes para subsidiar diálogos com os governos. Acerca da incorporação da tecnologia da construção e no mercado imobiliário, um dos temas abordados nos painéis, pelo Superintendente Nacional Operações Habitação da CAIXA, Marlon Machado, foram os processos digitais.
O diretor de estratégia e marketing da Sienge, Guilherme Quandt, abordou sobre a integração da cadeia da construção como a alavanca para a modernização imobiliária. Segundo Quandt, o segmento da construção tem problemas históricos e estruturais, como a baixa adoção de tecnologia e a falta de integração entre os elos da cadeia produtiva, questões que devem ser sanadas para o maior crescimento do segmento. “O setor, que encontra-se em transformação, é um segmento base da economia, um pilar da sociedade que promove transformação social”, enfatizou.
O CEO do Construtor de Vendas, Fabio Garcez, discorreu sobre a integração social da jornada imobiliária e a necessidade de entender o perfil do cliente. Para ele, a nova geração de consumidores utiliza o WhatsApp como forma de comunicação, 36% da geração Z sonha com a aquisição da casa própria, e 50% do total considera a convivência online como propriedade de decisão de compra. “Entender essas gerações e novas tecnologias é fundamental para pensar estratégias para o desenvolvimento como um todo, desde a pré-obra até a entrega do imóvel”, concluiu.
O Construa Minas teve patrocínio (Diamante) da PAD, Fassa Bortolo (Patrocínio Ouro), Sicoob Imob.vc (Patrocínio Prata), Ferreira, Pinto, Cordeiro, Santos & Maia Advogados e Sienge CV (Patrocínio Bronze). E apoio institucional do Crea-MG, Fundação Dom Cabral, CMI/Secovi MG, Secovi SP e Prefeitura de Belo Horizonte.