Logo da CBIC
06/12/2017

Soluções para promoção da Sustentabilidade são discutidas na última reunião da CMA em 2017

O representante do Sebrae Nacional, Arthur Carneiro, apresentou aos membros da Comissão de Meio Ambiente – CMA/CBIC, na última reunião de 2017, realizada hoje, 6 de dezembro, na sede do SindusCon-SP, algumas iniciativas da instituição para fomento destinadas à cadeia da construção, entre elas: desenvolvimento e profissionalização da gestão empresarial, acesso à inovação, tecnologia e sustentabilidade, acesso a mercados, serviços financeiros , formação e fortalecimento de redes empresariais e atendimento inteligente. Além disso, falou sobre as diversas oportunidades para startups na cadeia da construção: gestão de estoques e fornecedores, softwares e aplicativos de gestão de projetos e canteiro de obras, tecnologias para design, plantas e projetos, gestão de risco, compliance, saúde e segurança, drones – registro fotográfico, vigilância, mapeamento de terrenos, robótica para construção, realidade aumentada, entre outros.

Entre os assuntos que foram tratados na reunião, o presidente da CMA, Nilson Sarti, apresentou o calendário das Oficinas de Capacitação EDGE: 11 de dezembro 2017 em São Paulo, 1º de março de 2018 em Fortaleza e 13 de março de 2018 no Rio de Janeiro. Foram discutidos os resultados do Workshop Técnico Workshop Técnico – Conservação e Uso de Fontes Alternativas de Água em Edificações e Preparação do Setor da Indústria da Construção para o Fórum Mundial da Água, realizado no dia 5 de dezembro, em São Paulo, que teve como principais objetivos expor os trabalhos da Comissão de Estudos e do Conteúdo das Normas ABNT de Conservação e Uso de Fontes Alternativas e cases de sucesso, como apresentado pelo Eng. Marcelo Matsusato, da Tecnisa, que apresentou uma economia potencial de 25% em um dos empreendimentos da empresa, com o uso dos dispositivos economizadores como hidrômetro, arejador de torneira, e bacia com duplo acionamento, trazendo 11% de economia para os usuários.

A primeira reunião da CMA em 2018 será realizada em março, durante as ações da CMA/CBIC em torno do Fórum Mundial da Água, maior evento sobre o tema hídrico do mundo, que será realizado em Brasília, entre os dias 18 e 23 de março de 2018. As programações da Comissão de Meio Ambiente da CBIC entre os dias 05 e 06 de dezembro tiveram a realização do SindusCon-SP e correalização do Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Março, 2024