Logo da CBIC
22/10/2017

CBIC participa da Programação da Federação Interamericana da Industria da Construção em Buenos Aires

Através dos representantes Murillo Allevato e o Presidente da Comissão de Meio Ambiente da CBIC, Nilson Sarti, a CBIC apresentou as ações desenvolvidas em torno da Comissão de Construção Sustentável da FIIC. A Comissão Latinoamericana é coordenada pela CBIC e possui dois temas prioritários na disseminação de boas práticas nas ferramentas KPESIC e EDGE, ambas com apoio do Banco Mundial. Foram apresentadas as diretrizes do memorando de entendimento assinado pela CBIC e Banco Mundial, com o principal objetivo de promover ações em torno do Programa EDGE, uma ferramenta que permite determinar a viabilidade financeira de um projeto de construção sustentável na etapa inicial de elaboração, visando a redução de consumo de energia, água e energia obtida dos materiais. Os países da Colômbia e México informaram sobre o andamento da iniciativa junto ao Banco Mundial e expuseram os avanços e desafios para implantação da ferramenta junto aos respectivos associados. Além disso, foram apresentadas informações sobre o 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado entre os dias 18 e 23 de março de 2018, na cidade de Brasília. Serão aguardadas mais de 40 mil pessoas no maior Fórum sobre o tema e ainda, realizado pela primeira vez no hemisfério sul.

BIM Fórum Latam

Durante a reunião da Rede Interamericana de Centros de Inovação na Construção, foram apresentados avanços da implantação do BIM na Argentina, México e Chile. Foi divulgado o site onde poderão ser consultados os andamentos das ações no Fórum BIM Argentina: www.bimforum.org.ar

Empresa Brasileira é agraciada com Prêmio FIIC de Responsabilidade Social

A empresa Pontal Engenharia receberá no próximo dia 04 de outubro, o Prêmio FIIC de Responsabilidade Social na Categoria Média Empresa. O Brasil foi o grande destaque no número de inscrições, junto com o México, tendo os dois países o maior número de inscrições.

Brasil é destaque no Prêmio FIIC de Responsabilidade Social

A abertura do 31o Congresso Interamericano da Indústria da Construção, que está sendo realizado nos dias 04 e 05 de outubro de 2017, na cidade de Buenos Aires, contou com a presença da Vice-Presidente da República da Argentina, Gabriela Michetti, que falou sobre a importância do crescimento do setor da Indústria da Construção para a Argentina e os investimentos que estão sendo realizados para o crescimento do setor, com ênfase na questão na inovação, tema abordado com ênfase pela Vice-Presidente, principalmente em ações já realizadas junto ao Centro de Investigación y Desarrollo en Construcciones (Centro de Investigação e Desenvolvimento da Construção), ligado ao Instituto Nacional de Tecnologia Industrial. Em seguida, foi aberta a solenidade de entrega do Prêmio FIIC de Responsabilidade Social às três empresas latinoamericanas: Construtora Gardilic, no Chile, Construtora Dolar Especialidades, do México e a empresa brasileira Pontal Engenharia, do Estado de Goiás. A premiação consiste em agraciar empresas que desenvolvem projetos na área socioambiental para seus colaboradores e sociedade. O representante da empresa Pontal, o Engenheiro Ivo Correa Faria, apresentou os conceitos de qualidade da empresa: Responsabilidade Ambiental e Social, Seguridade, Saúde e Trabalho e ações que realiza junto aos seus colaboradores, como a iniciativa de Ginástica Laboral e iniciativas no uso da eficiência hídrica nos empreendimentos da empresa. Ainda no primeiro dia do Congresso, foi eleito o novo Conselho Diretivo da FIIC, para os próximos dois anos: como Presidente, Gonzalo Delgado (Costa Rica), Primeiro Vice-Presidente, Roque Ardissone (Paraguai), Segundo Vice-Presidente, Enrique Pitta e Secretário-Geral, Gustavo Arballo (México). O representante da CBIC no evento, Muriilo Allevato, participa hoje do Painel sobre o Fortalecimento de Pequenas e Médias Empresas Latinoamericanas. A participação da CBIC na programação da FIIC, conta com a correalização do Senai.

CBIC compõe Painel sobre Fortalecimento de Pequenas e Médias Empresas Latinoamericanas

Juntamente com Jorge Mas, Presidente da CICA, Alejandro Gumicio, Diretor de Setores Produtivos da CAF e Ivan Szczech, Segundo Vice-Presidente da FIIC, o representante da CBIC, Murillo Allevato, participou do Painel “Fortalecimento de Pequenas e Médias Empresas Latinoamericanas” durante no 31o Congresso Interamericano da Indústria da Construção, que está sendo realizado nos dias 4 e 5 de outubro de 2017, em Buenos Aires, Argentina. Os principais temas discutidos no Painel, realizado nesta quarta-feira, dia 04 de outubro, foi sobre como promover a ampliação de financiamentos internacionais junto às pequenas e médias empresas latinoamericanas. Foi discutida a importância da participação de mais empresas, tendo em vista a consolidação de um novo cenário de negócios, voltado para a ética e compliance. Allevato citou a Projeto Ética e Compliance da CBIC, amplamente divulgado em diversas regiões brasileiras pela CBIC e a intenção do setor da Indústria da Construção Brasileira de expandir a atuação de pequenas e médias empresas no País. Discutiu-se sobre propostas de fortalecimento para as pequenas e médias empresas latinoamericanas: disseminar o conceito de project finance, visar o conceito de parcerias público-privadas como um tema integrado junto com questões técnicas, financeiras e ambientais, a importância do crescimento econômico junto com disseminação de ferramentas voltadas à estruturação de um projeto. O representante da CAF, alertou sobre a dificuldade em estabelecer parcerias junto às pequenas e médias empresas, entretanto, iniciou-se uma proposta de parceria junto aos bancos de desenvolvimento e criação de linhas de créditos específicas. Ao final do painel, a proposta de desenvolver parcerias público-privadas para pequenas e médias foi citada como uma opção de ampliação de mercado e ainda, uma ação voltada a introdução de conceito de desenvolvimento de projetos junto às empresas do setor da construção. A participação da CBIC durante a programação da Federação Interamericana da Indústria da Construção – FIIC conta com a correalização do Senai.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Abril, 2024