Quem enxerga longe, faz a diferença: Troféu Paulo Safady Simão premia as melhores práticas de responsabilidade social do setor

Prêmio CBIC de Responsabilidade Social Troféu Paulo Safady Simão Edição 2017 Realizado no Clube Naval, em Brasília - DF Dia 30/11/2017 Foto: Guilherme Kardel/CBIC Kardel LIVE MEDIA Foto e vídeo em tempo real. http://foto.kardel.com.br +55 61 9.8139.7840

Vencedores do Prêmio CBIC reconhecem a importância da responsabilidade social para o fortalecimento do negócio e da indústria

Numa emocionante cerimônia realizada na noite da última terça-feira (12), em Brasília, com a presença dos ministros da Saúde, Ricardo Barros, e do Desenvolvimento Social, Osmar Terra; da secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Maria Henriqueta Arantes Ferreira Alves, de parlamentares, empresários e profissionais do setor da construção e da imprensa, foi entregue o Troféu Paulo Safady Simão aos vencedores do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social – Edição 2017 nas  categorias Empresa, Entidade, Seconci e Seconci Reconhecimento Social.

“O resultado da iniciativa, já em sua 13ª edição, são empresas e entidades cada vez mais participativas, com ações que ultrapassam os limites dos canteiros de obra, em áreas indispensáveis para o desenvolvimento, como educação, saúde e sustentabilidade ambiental”, destaca o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

O Prêmio CBIC de Responsabilidade Social vem alcançando seu objetivo, que é estimular e fortalecer o desenvolvimento de ações sociais na indústria da construção e no mercado imobiliário, bem como identificar e disseminar as melhores práticas de responsabilidade no setor. A partir desta edição, ganhou ainda mais força com a instituição do Troféu Paulo Safady Simão, em homenagem ao conselheiro consultivo da CBIC e ex-presidente da entidade, Paulo Simão, responsável pela criação do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC e do próprio prêmio. “O prêmio, mais do que prestigiar e dar visibilidade a projetos de responsabilidade social do setor, estimula o desenvolvimento da gestão da responsabilidade social nas empresas e instituições”, ressalta a presidente do Fasc/CBIC, Ana Claudia Gomes.

Promovido pela CBIC, por meio do seu Fasc, com a correalização do Sesi Nacional, a premiação é o maior reconhecimento do Brasil às empresas e entidades que entendem a responsabilidade social como fortalecimento do próprio negócio e da indústria. Os projetos vencedores desta edição estão relacionados aos temas centrais da Lei de Responsabilidade Social Norma ISO 26000, que são: Direitos Humanos, Práticas Trabalhistas, Meio Ambiente, Práticas Leais de Operação, Questões Relativas à Consumidores e Envolvimento e Desenvolvimento Comunitário. Puderam concorrer Seconcis, entidades e empresas do setor da construção e do mercado imobiliário sediadas no Brasil que estão desenvolvendo ações, projetos ou programas de responsabilidade social.

Jurados reconhecem a importância do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social

“O Prêmio CBIC de Responsabilidade Social é o espaço legítimo de reconhecimento e valorização das boas práticas de responsabilidade social na indústria da construção. Segundo a ONU, a iniciativa privada é um dos atores chaves na entrega das metas globais em prol do desenvolvimento sustentável e da transformação social. E a indústria da construção, como um dos principais setores da economia e no Brasil um grande indutor de renda e emprego, tem papel fundamental nesse processo. Assim, ao longo dos anos, o Prêmio tem ajudado as empresas e entidades a gerir seus projetos de forma a gerar valor social e impacto positivo na sociedade, tornando-as protagonistas na construção de uma sociedade mais sustentável e justa”, salienta Ana Flavia Ferreira Godoi, da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).

“O prêmio reconhece as empresas que investem em responsabilidade social, acreditando que isso influencia positivamente no retorno do negócio”, menciona Renata Rezio, do Sesi Nacional.

“O prêmio CBIC traz para as empresas e entidades o reconhecimento nacional de um árduo e continuo trabalho em ações de Responsabilidade Social empreendidas localmente, de maneira sólida e séria”, aponta Denise Noleto, do Seconci Brasil.

“Parabéns à CBIC pela iniciativa de criar o prêmio e agora ter instituído o Troféu Paulo Safady Simão. Tanto os Sinduscons quanto as empresas e os Seconcis estão desenvolvendo projetos fantásticos em suas regiões”, enfatiza Bárbara Paludo, vice-presidente da CBIC e representante do Conselho de Administração no júri da premiação.

“É um prêmio excelente, que incentiva as empresas na parte de responsabilidade social. Realmente deve continuar. É uma iniciativa maravilhosa da CBIC e de todo o setor da construção”, menciona Carla Oliveira, do Sinduscon-Rio.

A entrega da condecoração foi feita pelo presidente José Carlos Martins, acompanhado pela presidente do Fasc/CBIC, Ana Cláudia Gomes; pelo conselheiro consultivo da CBIC, Luis Roberto Andrade Ponte; pelo presidente do Seconci Brasil, Antonio Carlos Salgueiro de Araujo; pelo vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Nelson Souza; pelo deputado federal Darcísio Perondi (PMDB-RS), pelo gerente executivo de Saúde e Segurança na Indústria, Emmanuel de Souza Lacerda, e pelo conselheiro consultivo e homenageado da noite, Paulo Safady Simão.

 Os vencedores receberam a estatueta idealiza pelo escultor mineiro Osmar Moreira Franco especialmente para a premiação. Moreira é responsável por diversas obras espalhadas por Brasília e pela criação de troféus para o Ministério da Educação e Cultura (MEC), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Confederação Nacional dos Transportes (CNT), dentre outros. Os agraciados também receberam certificado de reconhecimento com a chancela da CBIC e recursos em dinheiro que devem ser destinados aos projetos vencedores. O prêmio foi auditado pela empresa BDO.

Conheça os vencedores

Categoria Empresa – Aproximando a empresa da comunidade, a Reta Engenharia desenvolve o projeto Maratona da Leitura. A iniciativa realiza diversas atividades de incentivo à leitura e interpretação de textos em escolas públicas. Em três anos, o projeto já beneficiou centenas de jovens e mobilizou funcionários e parceiros da empresa. Um dos resultados obtidos foi o aumento em 70% da quantidade de livros lidos entre 2015 e 2016 nas escolas beneficiadas. Foram doados mais de 130 livros de conteúdos relevantes, que refletem os desafios enfrentados pelos jovens, realizando encontros de inserção teatral, passeios culturais e acompanhamento aos assistidos. Todo esse resultado prova que o projeto foi bem planejado, obteve sucesso e vem transformando a vida de muitas crianças e jovens.

Ao reconhecer a importância do Prêmio para a empresa, o diretor da Reta Engenharia, Ilso José de Oliveira, destaca que ele não apenas valoriza o investimento feito na área social, mas também motiva a equipe a continuar o projeto e até implementar novas ações. “Os custos não são relevantes, mas os benefícios são muito fortes. O clima na empresa melhora de uma forma geral. Há ganho de produtividade. Com essa premiação, a CBIC dá uma demonstração clara de que a área social precisa ser cuidada e é um motivador para que outras empresas também se tornem socialmente responsáveis”, afirma.

Categoria Entidade – O projeto Banco de Materiais de Construção, desenvolvido pelo Sindicato da Indústria da Construção no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), capta e seleciona as sobras de materiais construtivos para, em seguida, armazenar e distribuir às entidades do terceiro setor. Além de resolver o problema do setor com o descarte inadequado dos resíduos de produção, o projeto transforma em resultado social o que seria desperdício. Até hoje, cerca de 600 instituições e milhares de pessoas já foram beneficiadas com mais de 100 mil itens de materiais de construção. O projeto transforma desperdício em benefício social, fazendo com que todos possam construir sonhos juntos.

“A responsabilidade social vem ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Como representante de uma atividade de inestimável relevância econômica e social, que é a da construção civil, o Sinduscon-RS busca fazer a sua parte neste contexto enraizando a cultura responsável a todos os seus associados, filiados e colaboradores.  É com orgulho que recebemos pela segunda vez o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, um reconhecimento do nosso compromisso maior com a comunidade local”, comemora o presidente do Sinduscon-RS, Aquiles Dal Molin Júnior.

Categoria Seconci – O projeto Combate ao Tabagismo na Construção, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO), tem surpreendido com seus resultados positivos. As ações realizadas estimulam e apoiam os trabalhadores e seus familiares a pararem de fumar, oferecendo um acompanhamento completo e planejamento, com monitoramento e exames de rotina. Atendimento individual e até entrega de equipamentos. No total, mais de 60% dos participantes deixaram o vício. Os resultados comprovam que com uma equipe multidisciplinar, integrada e preparada, é possível sensibilizar indivíduos para a mudança de hábitos essenciais para o resgate da saúde.

“Considero a premiação muito importante e relevante, na medida em que estimula boas práticas de responsabilidade Social. Ele dá visibilidade ao que nós fazemos, além de estimular o engajamento dos seus participantes, funcionários e associados”, menciona o presidente do Seconci-GO, Célio Eustáquio de Moura. “A importância do Prêmio aumenta na medida em que a CBIC é uma entidade muito bem administrada e com credibilidade, o que amplia o seu valor. Inclusive, o Troféu Paulo Safady Simão valorizou ainda mais a premiação. O José Carlos foi muito feliz com a nominação do troféu”, completa.

Categoria Reconhecimento Social – O prêmio concedido ao Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Estado do Espírito Santo (Seconci-ES), pelos seus 21 anos de atuação, reconhece seu relevante papel para o setor. O Seconci-ES oferece atendimento de excelência ao trabalhador do Espírito Santo, que é recebido com hora marcada em instalações limpas e confortáveis. A entidade vem se consolidando a cada dia pela seriedade de suas ações e constante aprimoramento dos serviços, definindo assim uma nova imagem para o setor da construção.

“O prêmio é muito importante porque valoriza o trabalho do Seconci junto aos trabalhadores e empresas do setor, destacando a importância das suas atuações tanto em exames médicos quanto em segurança do trabalho. Ganhar o prêmio foi importante, principalmente no nosso Estado, porque tinha uma distância muito grande entre o setor e o Seconci. No ano, o Seconci-ES já realizou cerca de 15 mil atendimentos”, enfatiza Fernando Otávio Campos da Silva, presidente do Seconci-ES.

Homenagem ao Paulo Safady Simão

O homenageado da noite foi o ex-presidente da entidade, Paulo Safady Simão, que emprestou seu nome à estatueta, instituída por iniciativa do presidente da CBIC, José Carlos Martins, com a aprovação do Conselho de Administração da entidade. Durante 11 anos à frente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Simão participou e ajudou a desenvolver projetos de interesse do setor da construção e do País, como os programas Minha Casa, Minha Vida e PAC. Foi responsável pela criação do Fórum de Ação Social e Cidadania da entidade e pela premiação.

 

“Uma justa homenagem ao Paulo Simão, que foi o grande incentivador do cultivo da responsabilidade social na construção. É o reconhecimento a todo o trabalho que desenvolveu nesse campo, começando pela criação do Fasc, uma das áreas de grande importância da CBIC”, destaca o presidente José Carlos Martins.

“Este projeto simboliza a responsabilidade de um setor empresarial plenamente comprometido com a sociedade brasileira, na medida em que confere ao pilar social da sua atividade, o devido valor que tem no conceito da sua sustentabilidade, estimulando e incentivando empresas e entidades a desenvolverem ações, projetos ou programa, de responsabilidade social, incorporados às suas atividades do dia a dia”, menciona Paulo Simão, citando a amiga Maria Helena Mauad, que à época coordenava o Fasc e as ações do prêmio.

A presidente do Seconci-MG, Danuza Prates Octaviani Bernis Mohallem, e o superintendente Executivo, Ivon Ribeiro de Godoy, participaram da solenidade de premiação e expressaram agradecimentos àquele que deu nome ao troféu, seu ex-presidente e fundador, Paulo Safady Simão, pela competência, dedicação e profissionalismo sempre demonstrados, e pela decisiva participação na história da criação de novos Seconcis pelo Brasil e de outros projetos de responsabilidade social na indústria da construção.

 

A secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Maria Henriqueta Arantes Ferreira Alves, encerrou a homenagem ao Paulo Simão, agradecendo pelos anos dedicados ao setor, à sociedade e ao Brasil; pelo seu apoio ao setor, que promoveu o desenvolvimento do país, gerou empregos formais e fomentou a economia; por sua visão de futuro, que o fez incentivar a criação de Seconcis pelo Brasil, estimular a responsabilidade social das empresas e criar o Fasc; por ter sido a pessoa diretamente envolvida na nova composição do Conselho Curador do FGTS, quando foi aberta à sociedade; pelo participação no Conselhão, da Presidência da República, e no Conselho das Cidades, onde começou o projeto Moradia Digna, e como presidente da CBIC de 2003 a 2014. “Enfim, lhe agradecemos pelo que mais lhe marca: ser amigo de qualquer um e a qualquer hora”, enfatizou a secretária Nacional de Habitação.

“Quando a gente pensa que já encostou definitivamente as chuteiras, surge um momento glorioso como este. A homenagem que recebo me tocou fundo”, concluiu Paulo Simão.

A 13ª edição do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social – Troféu Paulo Safady Simão reuniu cerca de 480 empresários e profissionais do setor da construção, autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo e profissionais da imprensa, no Clube Naval, em Brasília. Como o prêmio passou a ser bianual, sua 14ª edição será em 2019.

 

Compartilhe!

Eventos

 
 

Agenda da Construção

Junho, 2018

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Nenhum evento hoje

Núcleo de Seguros

 
Convenio de Seguros
 

Afiliações

 
CICA
FIIC
CNI
 

Publicações

Clique aqui para acessar todas as publicações da CBIC.

Parceiros

Clique aqui e conheça os parceiros da CBIC.

X
/* ]]> */