INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Gestão das Normas Técnicas do Setor
Objetivos:
  • Dar continuidade do Grupo CBIC de Acompanhamento das Normas Técnicas, composto por representantes dos Sindicatos da Construção Civil (associados CBIC) e com a colaboração do superintendente do Comitê Brasileiro de Construção Civil CB-02. A atuação do grupo visa estreitar a parceria, reforçar a corresponsabilidade e intensificar o trabalho de acompanhamento/ monitoramento/ posicionamento sobre os principais processos de normalização relacionados ao setor no âmbito da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e que possa impactar nas atividades da construção brasileira. Através da divisão de tarefas entre os participantes do Grupo, faz-se a participação ativa, presencial ou remota, dos representantes das construtoras e/ ou sindicatos e / ou CBIC na defesa de seus interesses e na tomada de decisões das Comissões de Estudos da ABNT. Eventuais estudos técnicos para subsidiar defesa de interesses do setor da construção em processos de normalização.
  • Intensificar a divulgação e fomento das normas técnicas, dando continuidade à ferramenta criada com a elaboração do Catálogo de Normas Técnicas em fases anteriores do projeto, um guia prático para facilitar o uso das normas técnicas. Ou seja, modernizar o catálogo transformando-o em ferramenta com utilização por dispositivos móveis, em aplicativo (APP).
  • Dar continuidade a articulação e elaboração de projetos e estudos para a revisão da Norma ABNT NBR 12721:2006 – Custo Unitário Básico / CUB.
  • Dar início a articulação e estudos para a revisão da norma ABNT NBR 15575/2013 - “Edificações Habitacionais – Desempenho”.
Área restrita aos cadastrados no projeto. Caso tenha interesse, clique aqui para solicitar acesso ao projeto.
Tendências e Melhorias de Gestão, Tecnologia e Inovação na Construção
Objetivo:
  • Identificar, apoiar, desenvolver e disseminar propostas de melhorias, tendências de desenvolvimento e modernização do setor relacionadas à gestão, tecnologias e inovações com vistas à multiplicação destas iniciativas e fomento de outras ações de mesma natureza.
  • Implementar ações de promoção de capacitação de profissionais de engenharia e arquitetura para implantação do BIM (Building Information Modeling) no setor, através da realização de seminários de mobilização e de disseminação da Coletânea de Implementação do BIM/CBIC/SENAI.
  • Realizar evento nacional sobre o BIM, com divulgação pós-evento em veículo de âmbito nacional e em revista técnica especializada.
  • Realizar o lançamento da 22ª Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade.
  • Revisitar e atualizar a proposta CBIC & SENAI (publicação de 2013) para uma Política de Ciência de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Indústria da Construção.
Área restrita aos cadastrados no projeto. Caso tenha interesse, clique aqui para solicitar acesso ao projeto.
 
X