Logo da CBIC
21/11/2017

Seminário apresentará estudo técnico para proposição de revisão da norma de saída de emergência

Em reunião no último dia 16 de novembro, em São Paulo, o líder do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (GANT) da COMAT/CBIC, Roberto Matozinhos (Sinduscon-MG), apresentou a engenheira Mayra Soares, representante da empresa que dará suporte ao GANT e que tem, dentre suas atribuições, mapear e subsidiar quinzenalmente os membros do grupo com informações sobre as normas afeitas ao setor. Durante a reunião, foi apresentado o levantamento das normas técnicas da ABNT que estão em andamento e compartilhadas as informações relativas às normas que os membros do grupo têm acompanhado, dentre elas: projeto de norma de inspeção predial – procedimentos e terminologia; revisão da norma de acústica – medição e avaliação de níveis de pressão sonora em ambiente externos às edificações; revisão da norma de forças devidas aos ventos em edificações; e revisão da execução de estruturas de concreto.

A reunião contou com a participação remota do gerente do Processo de Normalização da ABNT, Cláudio Guerreiro, que apresentou considerações às sugestões que o GANT encaminhou referentes às melhorias dos processos de normalização. Todos os 17 itens encaminhados foram debatidos. Sete foram considerados contidos nos processos internos da ABNT e o atendimento a eles serão reforçados pela entidade; três itens tiveram argumentos contrários à sugestão e consensado, e outros sete foram recebidos como contribuição de melhorias nos processos de normalização de forma sistêmica, ou seja, não apenas dos comitês relacionados à indústria da construção. Dentre eles, destaca-se a sugestão de reestruturação na forma de divulgação das normas, elaborando boletins com as informações sobre “Consulta Nacional”, “Confirmação”, abertura de Comissão de Estudo (CE) e Comissão de Estudo Especial (CEE) e “Publicação” de Normas Brasileiras, específicos por Comitês Brasileiros (CBs) facilitando substancialmente o acesso às informações. Os status do Estudo Técnico Norma de Desempenho e do portal para acompanhamento de normas técnicas foram apresentados pela gestora dos Projetos de Inovação & Tecnologia CBIC, Raquel Ribeiro.

A professora doutora da FAU/ USP, Rosaria Ono, apresentou estudo técnico que está em andamento para proposição de revisão da norma NBR ABNT 9077, no tema saída de emergência. Rosaria Ono convida todos os interessados no tema a participarem do seminário que será realizado no dia 14 de dezembro, na sede do SindusCon-SP. Será oferecida a possibilidade de participação remota. A programação detalhada será divulgada nos próximos dias. O estudo e a reunião descrita estão contidos no projeto: Gestão das Normas Técnicas do Setor, iniciativa da CBIC com o SENAI Nacional. Clique aqui para acesso às apresentações da reunião.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024