PPP AWARDS 2017 destaca projetos mais relevantes na infraestrutura nacional

A primeira edição do PPP Awards & Conference foi palco para uma reflexão qualificada sobre a urgente retomada do investimento e o papel estratégico das Parcerias Público-Privadas (PPP) para a recuperação da economia brasileira. Realizada na cidade de São Paulo em 21/11, o seminário que precedeu a revelação dos vencedores atualizou o panorama das PPPs no Brasil e discutiu a agenda que pode recolocar o país na trajetória do crescimento. “Não se pode mais adiar a decisão política de estimular a construção civil. Precisamos levar à sociedade brasileira a importância da retomada do investimento”, afirmou José Carlos Martins, presidente da CBIC e um dos jurados da premiação. “Vivemos um bom momento para rever os problemas estruturais do país e mudar processos”, acrescentou. “Não há futuro para o Brasil sem equacionarmos a questão da infraestrutura”, disse Marcos Siqueira, sócio da Radar PPP. “Há um conjunto enorme de desafios e não podemos errar de novo”.

Criado pela Radar PPP e a Sator, o Prêmio PPP Awards & Conference Brazil 2017 teve como principal objetivo identificar e homenagear os mais relevantes projetos brasileiros de Parcerias Público-Privadas no campo da infraestrutura, com vistas a estimular e disseminar as melhores práticas nessa modalidade de investimento. A comissão julgadora reuniu representantes de diversos segmentos – a indústria da construção foi representada pelo presidente da CBIC, José Carlos Martins. A premiação estabeleceu um conjunto de critérios para examinar projetos, em oito categorias, como por exemplo o ineditismo; aperfeiçoamento dos serviços públicos oferecidos; transparência; cumprimento das obrigações contratuais pela concessionária; regularidade dos compromissos do poder concedente; esforços de comunicação; respeito aos incentivos e à arquitetura contratual; conformidade contábil; e outros.

Conheça os vencedores: Projeto em Operação do Ano: Inova BH – PPP das Escolas; Projeto Estadual do Ano: PPP da Habitação – Ceasa Piauí; Projeto Municipal do Ano: Inova BH – PPP das Escolas; Unidade de PPP do Ano – Governo do Estado de São Paulo; Órgão de Controle do Ano – CGE-MG; Concessionária do Ano – Via Quatro; Prêmio Jorge Hage de Transparência para Governos – Unidade de PPP do Governo do Estado de São Paulo; Ideia mais Inovadora do Ano – Aprimoramento da Financiabilidade (IFC); Memórias Honrosas – Gestores Prisionais Associados S/A, Governo do Estado do Piauí; Serra Ambiental S/A.

Governador do Piauí, Welington Dias (PT) destacou os avanços produzidos no Estado por intermédio das PPPs e criticou os entraves que impedem o avanço mais célere de projetos e obras importantes para a economia. “O Brasil tem hoje um modelo para não se fazer nada. O objetivo deveria ser ampliar o investimento, mas temos visto o contrário”, afirmou, referindo-se às distorções na atuação de órgãos de controle como o Tribunal de Contas da União (TCU).

Compartilhe!
X