Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/04/2019

Seminário do BNDES abre debate sobre uma nova infraestrutura nacional

O novo ciclo de investimentos em infraestrutura e a transparência na construção civil são foco do seminário que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizará no próximo dia 25 de abril, no Rio de Janeiro, com a participação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). “Aqui começa a mudar a nossa infraestrutura”, destaca o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Crítica do modelo concentrador, a CBIC defende uma maior participação das empresas de pequeno e médio portes no mercado de infraestrutura nacional.

“O evento reunirá todas as bandeiras que vimos defendendo para fortalecer e desenvolver o setor de Infraestrutura. Com a participação dos protagonistas desse novo ciclo”, destaca o presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge.

O objetivo do seminário é justamente discutir como fortalecer e modernizar o setor de construção civil no país, já que, com a perda do protagonismo de grupos tradicionais e surgimento de novos atores, nacionais e internacionais, a indústria da construção pesada tem passado por mudanças relevantes.

Novas práticas e processos, baseados, sobretudo, em governança e integridade, são exigências mínimas de investidores que buscam parceiros para a realização dos investimentos no país. Além disso, a capacidade financeira e a quantidade de empresas atuando no Brasil devem ser compatíveis com o volume de investimentos esperado para os próximos anos.

Esse é um dos pilares para um ciclo vigoroso e sustentável de investimentos em infraestrutura, sendo fundamental para o crescimento econômico do país.

Diversos estudos apontam para uma meta desafiadora: mais que dobrar a taxa de investimentos em infraestrutura em proporção ao PIB, para cerca de 4% anuais. Para atingi-la, são necessárias medidas como planejamento de investimentos no longo prazo, capacidade de estruturar projetos de boa qualidade, aperfeiçoamento e fortalecimento das instituições, segurança jurídica e regulatória, previsibilidade para atrair os recursos para o financiamento dos investimentos e a existência de um setor de construção civil robusto e moderno, que esteja alinhado às melhores práticas internacionais.

Investimentos em infraestrutura e transparência na construção civil

Os temas relacionados a Infraestrutura têm acompanhamento no Projeto Melhoria da Competitividade e Ampliação do Mercado na Infraestrutura, realizado pela CBIC em correalização com o Senai Nacional.

Além da CBIC, o evento contará com a participação de autoridades responsáveis pelas políticas públicas de infraestrutura no país, representantes da indústria e de investidores do setor.

Serão abordados temas como as diretrizes no campo da segurança jurídica, o ambiente de negócios e o processo de adoção de compliance e de políticas de integridade na construção.

Durante o encontro, será apresentado estudo sobre o tema, realizado pela Mckinsey/BNDES/IFC/BID, previsto para ser divulgado em maio de 2019.

Programação

9h       Abertura

  • Joaquim Levy – Presidente, BNDES

9h15   Novo Panorama da Construção Pesada no Brasil

  • Hector Gomez Ang – Brazil Country Manager, IFC
  • Jose Carlos Martins CBIC – Presidente, CBIC
  • Venilton Tadini ABDIB – Presidente Executivo, ABDIB
  • Felipe Pinto – Associate Partner, Patria Investments
  • Moderação: Karla Bertocco – Diretora, BNDES

10h15 Apresentação de Estudo Setorial

  • Carlos Eduardo Gondim – Associate Partner, McKinsey

10h30 Estratégia, Governança e Estruturação de Projetos de Infraestrutura

  • Joaquim Levy – Presidente, BNDES
  • Tarcísio Freitas – Ministro, Ministério da Infraestrutura
  • Gustavo Canuto – Ministro, Ministério do Desenvolvimento Regional (a confirmar)
  • Adalberto Vasconcelos – Secretário Especial, Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI)
  • Moderação: Sergio Fadul – Assessor do Presidente, BNDES

11h30 Segurança Jurídica e Novos Caminhos para o Setor de Construção

  • Ministra Eliana Calmon

12h     Encerramento

 

Faça sua inscrição.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ascomig
Sinduscon-MT
APEMEC
Ademi – ES
Assilcon
Sicepot-RS
Sinduscon-SE
Ademi – RJ
Sinduscon Chapecó
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-BC
Sinduscon-PA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea