CUB-DF/M² Registra Alta no Último Mês de 2017

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) divulgou que, em dezembro de 2017, tanto o Custo Unitário Básico por metro quadrado (CUB/m²) quanto o desonerado apresentaram variação positiva. O CUB-DF/m² (R8-N) obteve valor de R$ 1.245,49 (variação positiva de 0,22%); enquanto o CUB-DF/m² desonerado (R8-N), R$ 1.167,46 (variação positiva de 0,23%).

A metodologia usada no CUB-DF/m² desonerado é a mesma do CUB-DF/m², com a ressalva de que o desonerado não considera a incidência dos 20% referentes à Previdência Social. Além disso, para se ter o valor real do metro quadrado de uma obra, além do CUB-DF/m², deve-se considerar demais custos, como: projetos, fundações, elevadores, instalações de ar-condicionado, impostos, taxas, entre outros.

Para obtenção desse resultado mensal, o CUB-DF/m² inclui a avaliação de um grupo de materiais com 29 itens; mão de obra de servente e pedreiro; despesas administrativas referentes ao salário mais encargos sociais pagos ao engenheiro; e equipamento, representado pelo aluguel de betoneira. O R8-N refere-se à residência multifamiliar padrão normal. Clique aqui e confira os demais projetos-padrão do mês.

SOBRE O CUB

O Custo Unitário Básico (CUB), importante indicador da construção civil, é calculado mensalmente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscons) de todo o país. O cálculo do Distrito Federal fica por conta do Sinduscon-DF, com base em dados fornecidos por empresas do setor.

O índice pode servir como mecanismo de reajuste de preços em contratos de compra de apartamentos em construção e como indicador macroeconômico da evolução de custos no setor. Por meio dele, é possível realizar o registro das incorporações imobiliárias. O CUB é considerado pela Receita Federal do Brasil como base de cálculo para a emissão da Certidão Negativa de Debito (CND) de obras da construção civil, bem como é utilizado pela Caixa Econômica Federal e demais bancos atuantes no sistema de financiamento imobiliário.

Quanto mais empresas participam informando os dados para cálculo do resultado mensal do CUB/m², mais forte o indicador se torna, colaborando indiretamente, inclusive, com a regulação de preços do mercado.

Informações do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (SindusconDF).

Compartilhe!

Eventos

 
 

Agenda da Construção

Junho, 2018

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Nenhum evento hoje

Núcleo de Seguros

 
Convenio de Seguros
 

Afiliações

 
CICA
FIIC
CNI
 

Publicações

Clique aqui para acessar todas as publicações da CBIC.

Parceiros

Clique aqui e conheça os parceiros da CBIC.

X
/* ]]> */