ABNT e CBIC representam o Brasil em Workshop ISO com membros da América do Sul, América Central e Caribe

Com o objetivo de fornecer orientação aos Organismos Nacionais de Normalização de países da América do Sul, América Central e Caribe sobre como engajar as partes interessadas na normalização internacional, a ISO, em cooperação com o Instituto Nacional de Calidad (Inacal), organizou entre os dias 22 a 24 de novembro, em Lima, no Peru, o “Workshop regional ISO sobre participação das partes interessadas”.

Representando a CBIC, o líder do projeto Gestão de Normas Técnicas do Setor* e consultor técnico do Sinduscon-MG, engenheiro Roberto Matozinhos, participou do evento, que contou com a participação de 14 países, contendo representantes de Organismos Nacionais de Normalização (ONN) e de diversas partes interessadas.

A CBIC foi convidada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para participar do workshop representando o segmento da indústria, uma das principais partes interessadas no processo de normalização.

O convite para a participação decorreu do amplo trabalho de acompanhamento e interação como os processos de normalização desenvolvido pelo Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas – GANT da COMAT/CBIC. O referido trabalho foi destacado recentemente no evento promovido pela ABNT, no dia mundial da normalização, ocorrido no dia 16 de outubro, em São Paulo, no qual a CBIC foi uma das entidades que recebeu o prêmio “Excelência em Normalização”, que é conferido aos Comitês Técnicos da ABNT, às Pessoas Jurídicas e às Pessoas Físicas que tenham se destacado no ano anterior a edição, em prestação de serviços relevantes à coletividade brasileira, no campo da normalização e atividades afins, com atuação nos âmbitos nacional, regional ou internacional, e que tenham contribuído significativamente para a promoção e o fortalecimento da normalização.

O Workshop ISO foi estruturado em painéis e oficinas que buscavam orientar os organismos nacionais de normalização (ONNs) em como envolver as partes interessadas e gerenciar essa participação e, ainda, em como comunicar às partes interessadas os benefícios de participar ativamente do desenvolvimento de padrões. O evento também foi uma oportunidade para compartilhar experiências e discutir as melhores práticas, a fim de identificar etapas concretas para aumentar o compromisso das partes interessadas a nível nacional e internacional.

Um dos principais temas tratados foi a busca pela construção de consenso nos processos de produção dos normativos técnicos geridos pelos ONNs. Durante os trabalhos foram apresentadas diversas experiências e ações das quais foram priorizadas: estabelecer diretrizes prévias objetivando o alinhamento na construção do consenso, identificar e garantir a participação igualitária das partes envolvidas, identificar as expectativas os interessados, estabelecer gestão e pauta eficazes de propostas e discussões, buscar alternativas que evitem o voto, garantir a transparência em todo o processo, estabelecer direcionamento para as críticas que sejam acompanhadas sugestões para o consenso e não finalizar o processo enquanto não se exaurir a possibilidade  de consenso.

No decorrer das oficinas, os participantes foram orientados e induzidos a estruturar uma minuta projeto de plano de trabalho para criarem mecanismos efetivo de participação das partes em seus países, com o objetivo de ajudar a definir formas de aumentar a participação das partes interessadas nos processos de normalização.

A minuta construída foi encaminhada aos técnicos da ISO que irão revisar e enviar comentários, se houver. Ainda como incumbência aos representantes dos países, foi definido que devem validar e ajustar o plano em seus países, no âmbito de seus respectivos ONNs e com representação dos principais interessados. Como cronograma ficou estabelecido que: em fevereiro de 2018, deverá ser finalizada esta segunda minuta consolidada de projeto que deverá ser validada pela Gerência Geral para ISO, em reunião virtual em março, e em junho de 2018, os ONNs devem apresentar o plano de trabalho definitivo e aprovado.

*O projeto Gestão de Normas Técnicas do Setor é uma iniciativa da CBIC com o Senai Nacional.

 

Compartilhe!

Eventos

 
 

Agenda da Construção

Junho, 2018

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Nenhum evento hoje

Núcleo de Seguros

 
Convenio de Seguros
 

Afiliações

 
CICA
FIIC
CNI
 

Publicações

Clique aqui para acessar todas as publicações da CBIC.

Parceiros

Clique aqui e conheça os parceiros da CBIC.

X
/* ]]> */